Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

28/09/2021 - 09:15 - Atualizado em 29/09/2021 - 14:39
Estudo multidisciplinar avalia impacto da pandemia na saúde dos professores
Docentes de ensino superior podem participar da pesquisa da Liga de Ciências do Exercício na Saúde da UFU
Por: 
Diélen Borges

 

Suspensão das aulas presenciais trouxe uma nova realidade para os docentes (Foto: Freepik)

 

Os professores que atuam no ensino superior em instituições públicas e privadas de todo o Brasil estão convidados a participar da pesquisa sobre o impacto da pandemia de covid-19 em suas vidas, desenvolvida pela Liga de Ciências do Exercício na Saúde (Lices), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O objetivo do estudo, coordenado pela professora Nadia Cheik, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi/UFU), é avaliar os efeitos da pandemia nos aspectos nutricionais, nível de atividade física, comportamento sedentário e padrão de sono em docentes do ensino superior. 

Segundo os pesquisadores, a suspensão das aulas presenciais trouxe uma nova realidade para os docentes, que tiveram que se adaptar à nova realidade e adotar novas estratégias de ensino e aprendizagem virtuais. "As inúmeras mudanças, como aprender a lidar com a tecnologia, lidar com sentimentos causados pelo momento atípico atual, o aumento das horas trabalhadas e a dificuldade de conciliar a vida pessoal com a vida profissional, podem contribuir significativamente para a piora da saúde desses profissionais durante esse período", afirma a estudante Caroline Pereira Garcês, do curso de graduação em Educação Física, que integra a Lices.  

A hipótese dos cientistas da UFU é de que os professores ficaram mais suscetíveis a longas jornadas de trabalho, alimentação inadequada, alta prevalência de insônia e sedentarismo, o que pode levar a um estilo de vida desalinhado em relação ao ciclo circadiano (o que chamamos popularmente de relógio biológico) que influencia a ingestão de alimentos, o nível de atividade física e o metabolismo. 

"Acreditamos que a pandemia da covid-19 ocasionou diminuição do nível de atividade física, aumento do comportamento sedentário, piora dos hábitos alimentares e de sono, o que pode acarretar no aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis", explica Garcês.

A partir da identificação dos impactos da pandemia nessa população, a equipe de cientistas pretende auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis, para minimizar os efeitos negativos causados por esse período. 

Além de Cheik e Garcês, compõem a equipe de pesquisadores a professora Cibele Crispim, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), e os estudantes de graduação Camila Faleiros Veloso Soares, da Nutrição; Fernanda Gonçalves de Araújo e Tássia Magnabosco Sisconeto, da Educação Física; Guilherme Cabral Borges Martins e Thiago Ferreira Moreira, da Medicina; Marina Abreu Dias e Rafaella Andrade Vivenzio, da Psicologia; e Yanne da Silva Camargo, da Enfermagem.

A Lices é uma liga acadêmica multidisciplinar, sem fins lucrativos, com atuação integrada e vinculada à Faefi/UFU. É composta por alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. O grupo trabalha com temas relacionados a áreas da saúde, por meio de reuniões científicas e realizações de eventos, buscando contribuir com o aperfeiçoamento do processo acadêmico e científico.

Os docentes de ensino superior interessados em participar do estudo devem preencher o formulário on-line e anônimo até 1º de dezembro. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a liga pelo e-mail lices.ufu@gmail.com ou pelo Instagram @licesufu.

Integrantes da Liga de Ciências do Exercício na Saúde da UFU (Foto: Arquivo da Lices)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal