FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

28/09/2021 - 09:15 - Atualizado em 29/09/2021 - 14:39
Estudo multidisciplinar avalia impacto da pandemia na saúde dos professores
Docentes de ensino superior podem participar da pesquisa da Liga de Ciências do Exercício na Saúde da UFU
Diélen Borges

Suspensão das aulas presenciais trouxe uma nova realidade para os docentes (Foto: Freepik)

Os professores que atuam no ensino superior em instituições públicas e privadas de todo o Brasil estão convidados a participar da pesquisa sobre o impacto da pandemia de covid-19 em suas vidas, desenvolvida pela Liga de Ciências do Exercício na Saúde (Lices), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O objetivo do estudo, coordenado pela professora Nadia Cheik, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi/UFU), é avaliar os efeitos da pandemia nos aspectos nutricionais, nível de atividade física, comportamento sedentário e padrão de sono em docentes do ensino superior.

Segundo os pesquisadores, a suspensão das aulas presenciais trouxe uma nova realidade para os docentes, que tiveram que se adaptar à nova realidade e adotar novas estratégias de ensino e aprendizagem virtuais. "As inúmeras mudanças, como aprender a lidar com a tecnologia, lidar com sentimentos causados pelo momento atípico atual, o aumento das horas trabalhadas e a dificuldade de conciliar a vida pessoal com a vida profissional, podem contribuir significativamente para a piora da saúde desses profissionais durante esse período", afirma a estudante Caroline Pereira Garcês, do curso de graduação em Educação Física, que integra a Lices.

A hipótese dos cientistas da UFU é de que os professores ficaram mais suscetíveis a longas jornadas de trabalho, alimentação inadequada, alta prevalência de insônia e sedentarismo, o que pode levar a um estilo de vida desalinhado em relação ao ciclo circadiano (o que chamamos popularmente de relógio biológico) que influencia a ingestão de alimentos, o nível de atividade física e o metabolismo.

"Acreditamos que a pandemia da covid-19 ocasionou diminuição do nível de atividade física, aumento do comportamento sedentário, piora dos hábitos alimentares e de sono, o que pode acarretar no aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis", explica Garcês.

A partir da identificação dos impactos da pandemia nessa população, a equipe de cientistas pretende auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis, para minimizar os efeitos negativos causados por esse período.

Além de Cheik e Garcês, compõem a equipe de pesquisadores a professora Cibele Crispim, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), e os estudantes de graduação Camila Faleiros Veloso Soares, da Nutrição; Fernanda Gonçalves de Araújo e Tássia Magnabosco Sisconeto, da Educação Física; Guilherme Cabral Borges Martins e Thiago Ferreira Moreira, da Medicina; Marina Abreu Dias e Rafaella Andrade Vivenzio, da Psicologia; e Yanne da Silva Camargo, da Enfermagem.

A Lices é uma liga acadêmica multidisciplinar, sem fins lucrativos, com atuação integrada e vinculada à Faefi/UFU. É composta por alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. O grupo trabalha com temas relacionados a áreas da saúde, por meio de reuniões científicas e realizações de eventos, buscando contribuir com o aperfeiçoamento do processo acadêmico e científico.

Os docentes de ensino superior interessados em participar do estudo devem preencher o formulário on-line e anônimo até 1º de dezembro. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a liga pelo e-mail lices.ufu@gmail.com ou pelo Instagram @licesufu.

Integrantes da Liga de Ciências do Exercício na Saúde da UFU (Foto: Arquivo da Lices)