I Seminário de Pesquisa da UFU acontece nesta quinta (7/10)

Acompanhe, ao vivo, pelo Canal da UFU no Youtube

Publicado em 07/10/2021 às 13:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promove o I Seminário de Pesquisa. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e busca promover um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das iniciações científicas desenvolvidas na universidade.

O intuito do evento é apresentar o resultado das pesquisas que se encerraram nos anos de 2020 e 2021. Ao todo foram realizadas mais de 500 inscrições. Serão selecionados os três melhores resumos das pesquisas de graduação de cada grande área do conhecimento,  e os três melhores resumos das pesquisas do ensino médio. Todos os selecionados serão contemplados com certificação de Menção Honrosa e os mais bem avaliados de cada área da graduação e do ensino médio receberão um e-reader Kindle cada como premiação.

O seminário contará com a presença do reitor Valder Steffen Júnior; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; do diretor de Pesquisa, Murilo Vieira; e da jornalista na Divisão de Divulgação Científica da UFU, Diélen Borges.

O evento será transmitido ao vivo, no dia 7/10, a partir das 19h, no Canal da UFU no YouTube, aberto a toda a comunidade. No dia, haverá ainda a participação de cientistas convidados, a apresentação artística da Orquestra Popular do Cerrado (OPC), do grupo Palhaços Visitadores e também a entrega de menções honrosas referentes ao 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. A apresentação do seminário será feita pelo estudante e estagiário de Jornalismo, Túlio Daniel.

Mais sobre o evento

O I Seminário de Pesquisa é um evento que busca não apenas premiar as melhores iniciações científicas da universidade, mas também apresentar para a comunidade as pesquisas feitas dentro da UFU. Considerando o atual cenário pandêmico, o qual impossibilita a realização de várias das atividades que, anteriormente, compunham a Semana de Iniciação Científica da UFU, neste ano, o seminário será realizado em formato virtual e em um único dia, por isso o nome primeiro.

Ele é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), por meio da Diretoria de Pesquisa (Dirpe) e em parceria com a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), com apoio da Fundação de Apoio Universitário (FAU).

Haverá emissão de certificado para aqueles que acompanharem o evento no dia. Para mais informações e detalhes, acesse o site: https://eventos.ufu.br/seminariodepesquisa.

Palavras-chave: I Seminário de Pesquisa da UFU Ciência Divulgação Científica iniciação científica