Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

21/10/2021 - 13:46 - Atualizado em 26/10/2021 - 09:00
Manual incentiva prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis
O material reúne informações sobre causas, sintomas, riscos e tratamento dessas condições
Por: 
Laura Justino

A Liga de Ciências do Exercício na Saúde (Lices) foi criada em 2016 e é composta por alunos do curso de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia. (Arte: Lices)

Doenças respiratórias crônicas, câncer, diabetes e morbidades cardiovasculares são doenças crônicas não transmissíveis e representam 72% das mortes no Brasil, segundo o manual informativo elaborado pela Liga de Ciências do Exercício na Saúde (Lices), um grupo que discute sobre saúde, vinculado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

De acordo com o manual, as medidas preventivas no combate da pandemia causada pelo coronavírus podem gerar impactos negativos na saúde física, mental e rotina alimentar das pessoas, aumentando os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis.

O guia promove o controle dessas doenças ao oferecer informações gerais sobre cada condição para que portadores possam adotar hábitos e ações que melhorem a sua qualidade de vida, além de explicar para os familiares como ajudar no tratamento.

 

O alzheimer, por exemplo, tem como aliado no tratamento o exercício físico, pois os músculos esqueléticos produzem substâncias que melhoram a cognição. São recomendadas as atividades que estimulam o equilíbrio, a flexibilidade, a agilidade e a coordenação motora, com a duração de 30 minutos ou mais por, no mínimo, três dias na semana.

 

 

A alimentação indicada para pessoas com acidente vascular encefálico deve evitar alimentos industrializados, sal, gorduras e acrescentar o consumo de alimentos naturais ricos em vitaminas, fibras e minerais. Frutas, verduras e vegetais são ótimas opções, segundo a Lices.

 

 

O guia foi criado sob a orientação da Nadia Carla Cheik, professora da Faefi, e pelos estudantes Camila Soares, do curso de graduação de Nutrição; Caroline Garcês, Fernanda Araújo e Tássia Sisconeto, da Educação Física; Marina Dias e Rafaella Vivenzio, da Psicologia; Guilherme Cabral e Thiago Ferreira, da Medicina; e Yanne Camargo, da enfermagem.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal