Assistência

Proae divulga edital para processo de inclusão e alteração de auxílios emergenciais

Prazo para recadastramento da condição socioeconômica encerra no dia 18 de outubro

Publicado em 06/10/2021 às 17:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) torna público o Edital n° 5 de 2021, que dispõe o processo para adicionar ou alterar o tipo de auxílio emergencial para estudantes regularmente matriculados no primeiro curso de graduação presencial ou na modalidade de ensino remoto na UFU. De acordo com o documento, os interessados têm até o dia 18 de outubro para realizarem as incrições no Portal de Serviços da Graduação (PSG) para participarem do processo de convocação e recadastramento. O resultado será divulgado na sexta-feira da mesma semana, dia 22.

Arte: Proae/Divulgação

Estudantes que ingressaram na universidade por meio do Sisu, realizado no início de 2021, e que terão suas atividades iniciadas em novembro deste ano ainda não serão atendidos por este edital. Estão aptos para participar do processo seletivo somente graduandos que já passaram pela análise socioeconômica da Divisão de Assistência e Orientação Social (Diase) ou da Proae e que atendem às seguintes condições:

• Receberam outros auxílios anteriores à suspensão das atividades acadêmicas presenciais;
  • Foram assistidos com auxílio alimentação emergencial, concedidos pelas portarias Proae 11/2020 e 02/2021, ou pelo Programa Emergencial de Inclusão Digital;
  • Participaram de outros editais e estão com a prestação de contas regularizada em relação à aquisição do dispositivo eletrônico;
  • Assistidos anteriormente nas modalidades transporte, auxílio alimentação e autorização de acesso gratuito aos restaurantes universitários e não foram contemplados com os auxílios emergenciais concedidos pelas portarias Proae 13/2020 e 03/2021;
  • São da área hospitalar.

Os auxílios do Edital n° 5/2021 estão válidos durante o período de atividades remotas, decorrentes das medidas de enfrentamento à covid-19.  Assim que as atividades presenciais retornarem, os estudantes assistidos deverão ser reconduzidos à participação obrigatória em portarias específicas e o cumprimento dos critérios contidos nas resoluções vigentes para continuidade nos benefícios, conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para a UFU.

Confira a íntegra do edital e mais informações na página da Proae.

Palavras-chave: Proae assistência estudantil processo seletivo bolsa auxílio estudantes UFU