UFU é beneficiada com R$ 20,5 milhões do governo estadual

Maior parte da verba será investida no Campus Patos de Minas

Publicado em 28/10/2021 às 21:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Steffen, à direita na foto, agradeceu ao governador de Minas Gerais. (Foto: Marco Cavalcanti)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, participou, na tarde desta quinta-feira (28/10), da cerimônia de anúncio de repasse, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de recursos destinados a projetos e ações desenvolvidas pela UFU. A cerimônia ocorreu na praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia.

A universidade vai receber quase R$ 20,5 milhões dos R$ 500 milhões do Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais. Criado pelo governo estadual, o programa objetiva garantir maior integração das universidades públicas federais para desenvolver projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria na qualidade de ensino do Estado de Minas Gerais, por meio de investimentos nestas instituições de ensino superior.

“As universidades federais espalhadas pelo Brasil inteiro têm sofrido, nos últimos cinco anos, restrições orçamentárias importantes e também contingenciamentos orçamentários. Assim, o Governo do Estado de Minas Gerais, através de seu governador, Romeu Zema, teve a sensibilidade de entender esse momento difícil das universidades federais”, comentou o reitor da UFU.

A maior parte do recurso será utilizada na conclusão do primeiro bloco do Campus Patos de Minas, no Alto Paranaíba: R$ 15 milhões. Além desse valor, R$ 2,5 milhões serão destinados a reformas e compras de equipamentos e mobiliário para a Escola de Educação Básica (Eseba/UFU) e outros R$ 2,5 milhões para a Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU). Um projeto de extensão de formação continuada também será beneficiado com R$ 458,6 mil, que serão investidos na Rede de Biotérios e Roedores da UFU.

“Portanto, dentro de uma articulação bastante grande da universidade federal com a educação básica, com a educação técnica, com a educação tecnológica. ‘Muito obrigado!’, em nome da Universidade Federal de Uberlândia. Nós somos gratos por essa sensibilidade neste ato, beneficiando a nossa grande instituição”, completou Steffen.

Palavras-chave: recursos governo campus patos de minas biotério ESTES Eseba