Empreendedorismo

UFU está entre as 10 universidades finalistas no principal prêmio de startups do país

Ecossistema UberHub, do qual a universidade faz parte, tem 18 finalistas

Publicado em 28/10/2021 às 13:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Premiação visa a reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Assim como em 2020, a Universidade Federal de Uberlândia é uma das 10 finalistas na categoria “Universidade” do Startup Awards 2K21, principal prêmio de startups e inovação do país. A premiação visa a reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor.

O prêmio é anual e dividido em 15 categorias. Na categoria “Comunidade Revelação”, o Ecossistema de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Uberlândia (UberHub), da qual a UFU faz parte, também está entre os 10 finalistas.

O UberHub é uma iniciativa formada por voluntários e que existe há 10 anos na cidade. Entre esses voluntários de diversas instituições e empresas, estão integrantes das faculdades de Computação e de Gestão e Negócios e empreendedores vinculados à universidade, por exemplo.

Nos últimos três anos, o UberHub vem se destacando e ampliando o número de finalistas. Foram quatro em 2019 (chegando ao Top3 em “Comunidade de Startups”, sendo a primeira cidade da história da premiação fora das capitais a alcançar essa posição). Em 2020, saltou para 14 indicados em 15 categorias (sendo Top3 em quatro delas). Em 2021, o número de finalistas subiu para 18 nas 15 categorias.

Conforme destaca Ferdinando Kun, um dos líderes do UberHub, não existe ecossistema de inovação e startups de destaque sem uma universidade forte. Segundo ele, as instituições acadêmicas estão no centro dos ecossistemas de inovação, pois exercem funções essenciais, como formação de talentos, pesquisa e desenvolvimento, conexões e conhecimento.

“Portanto, a UFU tem desempenhado um papel fundamental e, com certeza, é um dos motivos que fizeram a cidade de Uberlândia ser reconhecida nacionalmente como um polo tecnológico e celeiro de startups, sendo um dos principais atores do UberHub”, afirma Kun, um dos 10 finalistas da categoria “Herói do Ano”.

Universidade

De acordo com o regulamento, o prêmio da categoria “Universidade” é voltado para instituições tradicionais de ensino que tenham em sua grade curricular conteúdo/áreas voltadas para a educação empreendedora no mercado de inovação e startups.

Os critérios para a participação das universidades foram ter realizado algum projeto de fomento à criação e/ou desenvolvimento de startups no período de 19/08/2020 a 19/08/2021, ter cursos/aulas/iniciativas relevantes voltadas para educação empreendedora no mercado de inovação e startups e ter colaborado com a comunidade de startups local em alguma iniciativa.

“Pelo segundo ano consecutivo, a UFU está entre as 10 finalistas na categoria 'Universidade', concorrendo com universidades como a USP [Universidade de São Paulo] e UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Além de ser uma grande conquista, a indicação demonstra a relevância da UFU para o Ecossistema de Inovação de Uberlândia, UberHub, que teve várias indicações e se desponta como um dos principais ecossistema de inovação do Brasil”, destaca Manuela Botrel, coordenadora de Gestão do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU).

O Startup Awards é promovido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) com patrocínio da Amazon Web Service (AWS). Os indicados são escolhidos por meio de voto popular. A partir desta lista, a Academia Awards escolhe três finalistas. Após o anúncio dos Top3, a academia vota no vencedor/vencedora de cada categoria.

Etapas de votação:

• 1ª etapa - Indicação aberta ao público. Esta etapa é aberta para que todas as pessoas de qualquer lugar do Brasil possam indicar os nomes que mais representam as categorias eletivas do ano e seus critérios. Validação ABStartups - Finalizada a votação pública, o time ABStartups realiza a autenticação e validação das indicações, de acordo com os critérios de cada categoria, chegando à lista de 10 indicados por categoria.
  • 2ª etapa - Votação da academia - Top 3. A lista com os top 10 indicados em cada categoria passa pela segunda etapa de votação, agora pela Academia do Awards, que seleciona, dentre a lista, três indicados como finalistas.
  • 3ª etapa - Votação da academia dos vencedores. A academia realiza mais uma votação, agora entre os 3 finalistas de cada categoria, indicando sua escolha de vencedor. Desta votação, saem os nomes dos vencedores, que são premiados durante a cerimônia do Awards na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE).

Cronograma:

1. Votação Top 3 (finalistas): até o dia 03/11
  2. Live de anúncio dos finalistas (Top 3): 04/11
  3. Votação dos vencedores: 05/11 a 12/11
  4. Anúncio dos vencedores: 19/11 durante a CASE (maior evento de empreendedorismo e startups da américa latina).

Palavras-chave: empreendedorismo inovação Startups Prêmio Finalistas