Professora da UFU recebe prêmio Mulheres que Fazem História

A homenagem contempla projetos realizados pela pesquisadora na área da saúde

Publicado em 23/11/2021 às 12:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Efigênia Aparecida Maciel de Freitas é professora da UFU desde 2008. Ela se formou no curso de Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), fez o mestrado Ciências da Saúde pela UFU e o doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). (Foto: arquivo pessoal)

Efigênia Aparecida Maciel de Freitas, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) e coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica, é a homenageada da categoria “serviço público” na premiação “Mulheres que Fazem História”, que acontece nesta quarta (24), às 18h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).

A professora atua em pesquisas e projetos nas áreas de parto humanizado, empoderamento e protagonismo das mulheres na vivência do parto natural, redução da mortalidade de gestantes e na divulgação de orientações para mulheres e acompanhantes pré-natal e pós-parto.

A solenidade tem o objetivo de incentivar cada vez mais o público feminino a promover melhorias na vida das pessoas. Por isso, o evento vai reconhecer e promover, em nível municipal, as mulheres que se destacam em empresas, no setor público ou em comunidades em Uberlândia.

O Comitê formado junto à diretoria executiva da Aciub é responsável por indicar as ganhadoras, além de organizar a infraestrutura do evento, como o cerimonial, solenidade, fotografias, convite à autoridade e produção de troféus e certificados.

Para a escolha da homenageada, foi levantada uma votação por um comitê da Aciub, que aceitou somente a indicação de mulheres não pertencentes à associação, que apresentem postura profissional, apoio às ações de responsabilidade social e ambientes, contribuição para o desenvolvimento de outras mulheres, atuações democráticas e ideias inovadoras.

A professora está surpresa com a homenagem e agradece a todas pessoas envolvidas em sua carreira: “Não imaginava a repercussão dos nossos trabalhos . Fiquei muito feliz e lisonjeada. Obrigada a todas as pessoas que estão comigo e possibilitam nossos projetos”.

Palavras-chave: Ciência Mulheres que Fazem História Aciub Enfermagem Medicina parto humanizado Premiação parto natural