Ciência

UFU quer produzir energia elétrica reaproveitada de lixo urbano para mover transporte público

Pesquisadores estão desenvolvendo um motor de menor tamanho e mais eficiente

Publicado em 17/11/2021 às 13:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Diagrama funcional do processo de geração e aproveitamento da energia elétrica a partir do lixo. (Arte: arquivo dos pesquisadores)

Um projeto que reúne pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a participação de duas empresas do setor elétrico, tem o objetivo de mover o transporte público através de energia elétrica gerada por lixo urbano.

Essa proposta reduz os danos ao meio ambiente provocados por gases expelidos por veículos no trânsito, além de oferecer uma correta e rentável destinação ao lixo gerado pelas pessoas.

“No Brasil, não adianta falar em uma frota de veículos totalmente elétrica porque vai faltar energia para o consumidor realizar as tarefas básicas ou para a indústria funcionar de forma adequada”, afirma Marcelo Braga dos Santos, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU) e coordenador do projeto.

O primeiro passo para evitar esse problema está em estudo por Solidônio Rodrigues de Carvalho, professor da Femec/UFU, que utiliza um processo de gaseificação do lixo urbano que gera dois produtos: lixo esterilizado, que é areia e óxidos inertes que podem ser dispersos no meio ambiente, e um gás de síntese chamado syngas, um combustível que apresenta baixo poder calorífico, ou seja, pouca quantidade de energia liberada por unidade de massa.

A equipe de pesquisadores vai atuar na otimização do reator de gaseificação, focando em aumentar o poder calorífico do Syngas. “O potencial de energia elétrica a partir do lixo é enorme e ainda há o benefício sanitário e ecológico: a produção do syngas traz um destino nobre ao lixo e torna a atividade mais rentável”, explica Santos. De acordo com Carvalho, 90% das cidades brasileiras têm coleta de lixo, mas só 59% usam aterros adequados.

A segunda etapa consiste em oferecer um moto-gerador mais eficiente e potente. Pesquisas realizadas na UFU, sob orientação de Santos e Carvalho, estimam um incremento de cem por cento na eficiência da conversão da energia termoquímica do gás em energia elétrica.

O moto-gerador será utilizado tanto para geração de energia elétrica em terra como embarcado no veículo como um equipamento reserva de energia para o motorista concluir seu trajeto.

Na terceira parte, os pesquisadores vão atuar na concepção de um veículo de transporte público que consuma o menor nível de energia para trafegar nas cidades ao mesmo tempo que transporta passageiros com maior conforto e segurança.

Além de Santos e Carvalho, os professores envolvidos no projeto são: Valério Borges, Washington da Silva e José Antônio Borges da Femec, Alam Gustavo Trovó, do Instituto de Química (IQ), e Daniel de Carvalho, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt).

Palavras-chave: Ciência engenharia lixo urbano Transporte Público transporte coletivo Financiadora de Estudos e Projetos syngas