Ciência

Pesquisadores da UFU são classificados no resultado preliminar de bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq

Resultado definitivo será disponibilizado em fevereiro de 2022

Publicado em 22/12/2021 às 12:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Robinson Sabino (à esquerda) e Alexandre Cardoso (à direita) estão classificados (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 6 de dezembro, o resultado preliminar referente à bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O objetivo das bolsas é valorizar pesquisadores que possuam participação em atividades da área, associadas à publicação científica dos resultados de seus trabalhos.

Dois pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão classificados no resultado preliminar: Alexandre Cardoso, do Grupo de Pesquisas em Realidade Virtual Aumentada (GRVA), e Robinson Sabino, do Grupo de Inovação em Diagnóstico Salivar e Nanobiotecnologia. Para a seleção, é necessária a atuação nas áreas de Tecnologias Médicas e da Saúde, Agrárias, Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sociais e Educacionais, Digitais, de Materiais, de Produção Industrial e de Serviços e Energia.

Alexandre Cardoso, um dos classificados, é docente na UFU e em seu grupo de pesquisa estuda o desenvolvimento de soluções de engenharia de aplicação envolvendo inovação. “Em particular, quero dizer que a gente ficou absolutamente satisfeitos com essa contemplação, por se tratar de uma avaliação conduzida essencialmente por mérito, por critérios objetivos e sem qualquer tipo de subjetividade”, declara Cardoso.

O resultado final será disponibilizado no dia 15 de fevereiro de 2022, no site do CNPq. Ao todo, serão investidos R$ 13,8 milhões nas bolsas.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.​

Palavras-chave: produtividade CNPq