IPC do mês de dezembro marca alta de 0,66%

Resultado da variação acumulada do ano de 2021 ficou em 8,47%

Publicado em 19/01/2022 às 16:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Nesta quarta-feira (19/01), o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou o boletim com os resultados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) relativos ao mês de dezembro de 2021 no maior município do interior de Minas Gerais.

Em dezembro, o índice sofreu inflação de 0,66% em relação ao mês anterior, com 29 pontos percentuais de alta. Lembrando que, no mês de novembro, havia ocorrido uma desaceleração nas altas (0,37%), mas o crescimento foi retomado no último mês do ano.

Todos os grupos de produtos analisados registraram alta nos preços durante o mês. O grupo que mais sofreu altas foi o de "Saúde e Cuidados Pessoais", com variação de 1,47% e destaques para "Produtos Farmacêuticos" e de "Higiene Pessoal". Foi seguido, respectivamente, pelos grupos de: "Alimentação e Bebidas', com variação positiva de 1,04%; "Despesas Pessoais" (0,74%); "Vestuário" (0,60%); "Transportes" (0,40%); "Habitação" (0,33%) e "Artigos de Residência" (0,23%).

A variação acumulada do ano de 2021 fechou em 8,47% de alta nos preços. O que mais impactou neste resultado foram os grupos de "Transporte" (18,79%), marcado pelo aumento no preço do combustível (48,49%), e de "Habitação", com o aumento do preço do gás de cozinha (35,06%) e da energia elétrica (12,33%).

Cesta básica

Junto com o boletim do IPC, o Cepes também divulgou o Boletim Cesta Básica de Alimentos (CBA), que registra os gastos mínimos com alimentação necessários para uma família de quatro pessoas em Uberlândia. O preço para adquirir a cesta básica considerada em dezembro de 2021 foi de R$ 584,28, o que representa uma alta de 2,59% em relação ao mês anterior. Além disso, o número de horas de trabalho necessárias para um indivíduo que recebe o salário mínimo para adquirir a CBA é de 116 horas e 51 minutos. O salário mínimo necessário para manter os gastos básicos de uma família com dois adultos e duas crianças na cidade é de R$ 4,908,58, ou seja, mais que o quádruplo do salário mínimo oficial. Com um balanço do ano, a CBA ficou 6,75% mais cara em 2021.

Palavras-chave: IPC Preços Uberlândia CEPES Economia