Campus Umuarama

Centro de Psicologia da UFU lança iniciativas de integração

Seminário 'Corpo, Histeria e Psicossomática' acontece neste mês de fevereiro e inicia uma proposta de trabalho mais articulado

Publicado em 01/02/2022 às 10:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Sede do Instituto de Psicologia está localizada no Bloco 2C do Campus Umuarama. (Foto: Milton Santos)

O Centro de Psicologia (Cenps), vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU), é um projeto de atendimento de demandas psicológicas da comunidade, conciliado à atividade prática de estágio dos alunos do curso de Psicologia. O Cenps atua em quatro eixos de trabalho, sendo eles: o atendimento clínico, as práticas educacionais, as organizacionais e as de trabalho e subjetividade - por meio de estágios ou projetos de extensão, baseados no tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão).

Para ser atendido pela clínica do Centro de Psicologia da UFU, basta entrar em contato via telefone (3225-8503 / 3225-8508) ou e-mail (recepcaoclips@ipsi.ufu.br), apresentando sua queixa psicológica. A partir de então, ocorrerá um processo chamado “acolhimento”, em que o paciente será atendido por um estagiário ou psicólogo por até cinco sessões, a fim de compreender a demanda. Após este acolhimento, a pessoa será encaminhada para um atendimento compatível com sua necessidade. Caso precise de acompanhamento psicoterapêutico de longa duração, haverá a sua alocação na lista de espera para este tipo de tratamento.

“A fila é longa, mas, durante a pandemia, conseguimos zerar esse contingente de espera, com base em algumas parcerias com o projeto Proteger-se, por exemplo”, esclarece a coordenadora do Centro de Psicologia, Lucianne Sant’Anna de Menezes. A coordenação de Menezes se iniciou em junho do ano passado e, com ânimo de renovação, ela tem novos projetos para o espaço.

Algumas das propostas da professora envolvem a atenção às condições de trabalho de quem atua no Cenps, melhorar a fila de espera, realizar uma melhor gestão de casos, criar uma possibilidade de atendimento psiquiátrico e articular o estágio e a extensão. Menezes sugeriu, como uma das formas de promover essa articulação, a realização de seminários internos que integrem os profissionais do Cenps. Deste modo, a programação de uma série de seminários está prestes a começar.

'Corpo, histeria e psicossomática'

O primeiro seminário proposto ocorre no próximo dia 18 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 14h. Ele será no formato remoto, 100% on-line e gratuito. Direcionado aos estagiários, professores e alunos extensionistas do Centro de Psicologia, o evento pretende promover o debate coletivo de casos atendidos na prática do local, com a colaboração de convidados de outras instituições. Esta edição contará com a presença da professora Maria Luiza Ghirardi, do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo. Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia, preenchendo um formulário on-line - acessível na imagem abaixo.

Retorno da pandemia

Durante o período de isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, o Centro de Psicologia passou a realizar seus atendimentos no formato remoto, por meio de agendamento via e-mail. Com o avanço da vacinação, paralelamente à diminuição dos números de mortes e internações, no entanto, iniciou-se uma retomada gradual do serviço presencial. De acordo com a coordenadora, os profissionais têm realizado quatro períodos de trabalho semanais. Alguns acompanhamentos julgados necessários estão sendo realizados presencialmente, mediante protocolo de biossegurança. Além disso, é possível ser atendido via telefone, nos horários em que os membros da equipe estão em trabalho presencial.

Palavras-chave: Centro de Psicologia instituto de psicologia Seminário Cenps IP UFU