Formação

Eventos debatem ciência e senso comum

II Seminário Provifor UFU e II Seminário Institucional das Licenciaturas (Seilic) serão realizados nos dias 22 e 23/02

Publicado em 21/02/2022 às 19:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

“Teatro de conscientização para a educação ambiental”, “A popularização do conhecimento como forma de combate às fake news: a contribuição da escola” e “O uso de filmes de super heróis como metodologias ativas no ensino aprendizagem” são alguns dos 44 trabalhos que serão apresentados no II Seminário Provifor UFU e II Seminário Institucional das Licenciaturas (Seilic), nestas terça e quarta-feiras, dias 22 e 23 de fevereiro, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os eventos, promovidos pelo Programa Virtual de Formação (Provifor), coordenado pela Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Diren/Prograd/UFU) são abertos à comunidade em geral, mas têm como público-alvo universitários (professores também são bem-vindos). As inscrições como ouvinte estão abertas até o início dos seminários, na tarde desta terça-feira.

Serão realizadas nove sessões de apresentação de trabalho, uma palestra de abertura e outra de encerramento. As apresentações de trabalho serão transmitidas pelo Serviço de Conferência Web da RNP (Rede Nacional de Pesquisa). O acesso será possível pelo endereço web da sala virtual a ser divulgado no perfil do Instagram do Provifor (@provifor). Já as palestras poderão ser acessadas pelo canal do programa no YouTube.

Rosane Borges, jornalista, pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (Colabor) e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) ministrará a palestra de abertura.

Na conferência de encerramento (23/2, às 19h30), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), vai abordar o tema “História e Educação do Negro no Brasil”. A mediação será feita por Vânia Aparecida Martins Bernardes, professora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU).

“É um seminário que acolhe trabalhos tanto do bacharelado quanto da licenciatura para entendermos a formação da universidade”, afirma  Marili Peres Junqueira, docente do Instituto de Ciências Sociais e uma das integrantes da comissão organizadora. “Estamos nos debruçando sobre o papel da Universidade na construção da ciência em relação ao senso comum neste século XXI, particularmente no Brasil”, complementa a docente.

Os debates e reflexões vão girar em torno do tema “Ciência e senso comum: um debate do Brasil no século XXI”. Por quê? “Pela relevância que tomou neste momento pandêmico, além das cobranças que a universidade está passando frente à sociedade brasileira. Estamos a todo momento sendo questionados sobre o que fazemos, como fazemos e por que fazemos pesquisas, ações de extensão e ensino”, explica Junqueira.

O objetivo do programa, criado em 2020, é desenvolver ações formativas diversas, regularmente, por meio da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação.

O Provifor é coordenado pela Diretoria de Ensino e desenvolvido de forma articulada pelas divisões de Formação Docente (Difdo), de Licenciatura (DLICE), de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial  (Depae) e de Educação Básica e Profissional (DIEBP).

Palavras-chave: seminários Ciência formação senso comum debates