Pesquisa e pós-graduação

Pós-graduandos de Minas são convidados a participar de pesquisa sobre sofrimento psíquico na pandemia

Professores lançaram questionário em reunião do Conpep/UFU nesta quarta-feira; confira outros assuntos debatidos pelos conselheiros

Publicado em 16/02/2022 às 16:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Estudo investiga condições como a conciliação de estudo e trabalho e a renda familiar dos alunos de mestrado e doutorado. (Foto: Pixabay/sweetlouise)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou a primeira reunião ordinária do ano, nesta quarta-feira (16/2), na sala virtual dos Conselhos Superiores.

Um dos assuntos abordados na sessão de comunicações foi o lançamento da segunda rodada da pesquisa sobre a saúde mental dos pós-graduandos, intitulada "Sofrimento psíquico na pandemia de covid-19 – pesquisa com estudantes de pós-graduação stricto sensu em IES mineiras". Podem participar, respondendo ao questionário on-line, os estudantes de mestrado e doutorado matriculados em qualquer instituição pública de ensino superior de Minas Gerais.

A primeira edição do levantamento foi feita antes da pandemia e divulgada no ano passado. Os pesquisadores Leonardo Barbosa e Silva, do Instituto de Ciências Sociais, e Silvia Maria Cintra da Silva, do Instituto de Psicologia, acreditam que novas necessidades poderão ser observadas agora e pediram o apoio dos coordenadores dos programas de pós-graduação na divulgação da pesquisa para os seus alunos.

Na mesma reunião, o pró-reitor Carlos Henrique de Carvalho divulgou a abertura do Edital Nº 10/2022 Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O programa tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior. A seleção interna dos candidatos e a publicação do resultado final devem ser feitas até 31 de março.

Com relação à possibilidade de que as atividades acadêmicas da pós-graduação da UFU (que atualmente acontecem de forma remota devido à pandemia de covid-19) voltem a ser ofertadas de forma presencial, o pró-reitor Carvalho disse que está prevista uma reunião extraordinária do Conpep, nos próximos dias, para debater esse assunto. Ele lembrou ainda que, de acordo com a Resolução Conpep N. 10, de 25 de outubro de 2021, será assegurado um período mínimo de 30 dias na transição das atividades acadêmicas na forma remota para forma híbrida ou presencial.

Os conselheiros também continuaram a debater as normas gerais para a criação, organização, funcionamento, implementação, extinção e alterações relativas aos programas de pós-graduação stricto sensu da UFU. O relator do processo é o professor Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira, do Instituto de Biologia. O assunto será retomado na próxima reunião.

Foram abordados, ainda, os ajustes para credenciamento, descredenciamento, recredenciamento e enquadramento de docentes nos programas de pós-graduação da UFU, com aprovação do parecer da relatora, a professora Priscilla Barbosa Ferreira Soares, da Faculdade de Odontologia.

Mais detalhes sobre esses processos e outras informações abordadas nesta e em outras reuniões ficam disponíveis na página de atas e resoluções dos conselhos superiores da UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Conpep pesquisa Pós-graduação saúde mental