Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo

Startup incubada na UFU faz previsões financeiras baseadas em Inteligência Artificial

O serviço foi lançado no dia 4 de fevereiro

Publicado em 04/02/2022 às 16:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Previsões financeiras baseadas em inteligência artificial. Esse é o principal produto da TrendPrix Inteligência em Investimentos, startup incubada desde abril de 2021 no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU). O serviço foi lançado no dia 4/02 no canal da empresa no Youtube.

A TrendPrix foi criada em janeiro de 2020, reunindo 15 especialistas, mestres e doutores para oferecer ao mercado financeiro previsões de altas e baixas nos preços de ativos negociados em bolsas de valores, utilizando Inteligência Artificial.

Conforme destaca Duterval Jesuka, mestre em Administração pela UFU e CEO da TrendPrix, 65% dos americanos investem na bolsa de valores, enquanto que, no Brasil, este índice é de 0,29%. Segundo ele, esse desinteresse do brasileiro em investir se deve ao fato de as pessoas terem medo ou por não terem conhecimento sobre investimentos. “As pessoas não sabem como investir, quais as consequências e as vantagens dos investimentos”, afirma.

O pré-lançamento do serviço aconteceu no dia 3/02, em transmissão no YouTube. “A gente desenvolve algoritmos que seguem critérios rigorosos, técnicas excepcionais para proporcionar maior garantia e maior segurança para as pessoas que querem investir”, declarou Jesuka, durante o evento.

A TrendPrix se baseou em dois pilares: investimento, fornecendo previsão para que as pessoas invistam no mercado de ações, reduzindo riscos e maximizando retorno, e educação, uma proposta para ensinar as pessoas a investirem nas bolsas de valores.

“É uma ferramenta que traz um grande nível de acurácia perante tudo que tem por aí. A gente espera que essa ferramenta venha a modificar a forma de se analisar investimentos não só no Brasil, mas quem sabe, a gente atingir todo o mundo, mostrando que é possível a inteligência artificial colaborar, e muito, para a análise de investimentos”, disse, durante o pré-lançamento, Flávio Barboza, professor de Finanças na UFU e um dos criadores da startup.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: empreendedorismo finanças bolsas de valores previsões startup TrendPrix

A11y