Pular para o conteúdo principal
Rede de Divulgadores da Ciência da UFU

UFU realiza I Curso de Formação de Divulgadores da Ciência

Iniciativa é promovida pela Rede de Divulgadores da Ciência, em parceria com a Proexc

Publicado em 15/02/2022 às 09:49 - Atualizado em 18/01/2024 às 11:22

Arte: Viviane Aiko

 

O I Curso de Formação de Divulgadores da Ciência acontecerá no mês de março, com o objetivo de propiciar um espaço de formação e debate sobre divulgação científica, estimulando o interesse dos envolvidos, capacitando-os para produção de conteúdos científicos de forma acessível e compreendendo quais os melhores caminhos para que as universidades possam promover a produção  científica a partir da troca dos saberes acadêmicos. Dividido em cinco módulos, a realização é uma parceria entre a Rede de Divulgadores da Ciência da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O curso será ministrado por convidados especialistas em divulgação científica: Natalia Flores, gerente de conteúdo da Agência Bori; Erica Mariosa, doutoranda em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, com experiência na área de Comunicação e Divulgação Científica; Marina Andrade, coordenadora do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science; Hélder Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU; Bárbara Duque, jornalista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do setor de Divulgação Científica; e Vanessa Fagundes, coordenadora da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) .

Os cinco encontros serão remotos, às quintas-feiras, das 19h às 22h. A carga horária total do curso será de 15h, sendo 3h por encontro. São 60 vagas e as inscrições são feitas on-line, via formulário.

Durante as reuniões que foram realizadas no ano passado, quando a Rede foi criada, os integrantes perceberam a necessidade de organizar um curso de formação de divulgadores voltado para a comunidade acadêmica. Isso porque há uma diversidade de trabalhos acadêmicos que precisam ser publicizados e isso demanda uma forma peculiar de comunicação. “A importância da divulgação científica é garantir a transparência do investimento público que a universidade recebe. A universidade tem o dever de divulgar suas ações e a sociedade o direito de recebê-las. É uma prestação de contas à sociedade”, comenta Cristina Cunha, técnica administrativa da UFU e coordenadora do curso.

Cristina Cunha é técnica administrativa na Divisão de Divulgação Científica da UFU e coordena o Curso de Formação de Divulgadores da Ciência. (Foto: Túlio Daniel)

 

A Rede de Divulgadores da Ciência da UFU é uma iniciativa da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), e busca fortalecer as divulgações científicas existentes na universidade, por meio do contato entre integrantes da comunidade acadêmica que já atuam nesse sentido, buscando fazer parcerias e apresentar novos projetos. Saiba mais aqui.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.​

Palavras-chave: Rede de Divulgadores da Ciência da UFU

A11y