Rede de Divulgadores da Ciência da UFU faz sua primeira reunião

Objetivo é fortalecer as iniciativas existentes e possibilitar novos projetos e parcerias

Publicado em 08/04/2021 às 14:52 - Atualizado em 18/01/2024 às 11:22

Carlos Henrique de Carvalho: 'A divulgação científica é, para além dos outros aspectos, a prestação de contas'

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou nesta quinta-feira, 8/4, a primeira reunião da Rede de Divulgadores da Ciência da UFU, que está sendo organizada pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU).

Compareceram cerca de 60 pessoas, entre técnicos administrativos, docentes e estudantes de diversas unidades acadêmicas e administrativas. O objetivo da Rede é reunir integrantes da comunidade acadêmica que fazem divulgação científica e fortalecer as iniciativas existentes e abrir possibilidades de novos projetos e parcerias.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Henrique de Carvalho, destacou a importância do apoio institucional e da participação dos que atenderam ao chamado da reunião para pensar formas mais estruturantes de como divulgar a ciência feita na UFU. “A divulgação científica é, para além dos outros aspectos, a prestação de contas”, resumiu.

Na reunião, alguns pesquisadores apresentaram trabalhos de divulgação científica que realizam em suas unidades acadêmicas. Foram compartilhadas as experiências do "Meninas da Física", que incentiva a participação das mulheres na ciência – especialmente nas Ciências Exatas –, e o "Pergunta de Pedra", desenvolvido por pesquisadores do curso de Geologia do Campus Monte Carmelo.

A jornalista Diélen Borges, responsável pela Divisão de Divulgação Científica (criada em 2018), apresentou o trabalho já realizado pelo setor e, em seguida, relacionou as sugestões previamente enviadas pelos 104 integrantes da comunidade acadêmica que se inscreveram na Rede.

Os presentes também puderam colaborar com mais sugestões. Alguns deles sugeriram o envolvimento da Extensão e de representantes de todas as unidades acadêmicas. Também participaram da reunião a diretora de Comunicação Social, Renata Neiva, e o diretor de Pesquisa, Murilo Vieira da Silva.

Quem estiver interessado em participar ou colaborar com a Rede de Divulgadores da Ciência da UFU pode enviar e-mail para comunicaciencia@ufu.br.

Palavras-chave: Divulgação Científica Reunião dede divulgadores