Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Science Film Festival é um dos destaques da Coluna de Ciência

Livros que abordam refugiados e atividade judiciária estão na edição de dezembro

Por: Diélen Borges e Marco Cavalcanti
Publicado em 02/12/2021 às 14:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Comunicação

Equipe da Divisão de Divulgação Científica da UFU participou da IX Secom

Se você não acompanhou a IX Semana de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (Secom/UFU), não deixe de conferir as apresentações que já estão disponíveis no YouTube(link is external).

O evento, que está sendo realizado de 29/11 a 4/12 pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) do Curso de Jornalismo, tem como tema central “Jornalismo na Era Digital”.A equipe da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) participou abordando o tema “O uso das tecnologias no Jornalismo Científico”(link is external).

 

Festival

A conscientização sobre questões científicas, tecnológicas e ambientais contemporâneas por meio de filmes internacionais com atividades educacionais. Esse é um dos objetivos do Festival de Cinema de Ciência(link is external) (Science Film Festival(link is external)).

São filmes produzidos no Sudeste Asiático, Sul da Ásia, África, Oriente Médio e América Latina, gratuitos e dublados ou legendados em português. As produções, que ficam disponíveis somente até 20 de dezembro, podem ser acessadas mediante inscrição(link is external).

O Science Film Festival Brasil 2021 é realizado pela Goethe-Institut. No Brasil, a parceria é com o Midiativa(link is external) (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes).

 

Fotografia

Estão abertas as inscrições para o XI Prêmio Fotografia-Ciência & Arte(link is external) promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação, graduados ou pós-graduados, docentes e pesquisadores que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas. Um dos objetivos é contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia.

O Prêmio é dividido em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais. Os prêmios variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil. As inscrições estarão abertas até o dia 14 de março de 2022. Os nomes dos ganhadores serão divulgados até 15 de junho de 2022.

 

Prêmio de Ciência e Tecnologia

Termina às 18h do dia 18 de fevereiro de 2022 o prazo para submissão de propostas para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia(link is external). O tema desta edição é Tecnologia Assistiva, ou ajuda técnica em produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tenham por objetivo promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando  sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, de acordo com o disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A premiação é promovida pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de Ciência e Tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul, com promoção do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Migração

Em outubro deste ano foi lançado o livro “Migração colombiano-venezuelana: uma análise do sistema internacional de proteção dos direitos humanos e do pacto global sobre a migração”(link is external), do boliviano Alex Cabello Ayzama.

A publicação de Ayzama é fruto de suas pesquisas no curso de mestrado em Direito, realizado na UFU. A obra trata de uma investigação sobre os movimentos migratórios, tanto da Colômbia para a Venezuela como da Venezuela para a Colômbia e outros países vizinhos, como Equador e Peru.

“A importância desta pesquisa reside no estudo realizado sobre a garantia dos direitos fundamentais em favor dos migrantes pelo Estado da Colômbia, já que este país é o lar da maioria dos migrantes venezuelanos que saem de seu país por causa da crise econômica e política. Da mesma forma, a pesquisa aborda uma análise da expectativa do pacto global sobre a migração e o real efeito que teve a favor dos grupos em processo de migração, que aumentaram consideravelmente após a pandemia”, explica o pesquisador.

 

Justiça

Quem também lançou livro, mas em novembro, foi Ana Flávia Borges Paulino, ex-aluna de Direito na UFU. “CNJ: O regulador da atividade judiciária”(link is external) tem 132 páginas e foi editado pela Lumen Juris.

Hoje doutoranda na Universidade de Brasília (UnB), Paulino trata nesta obra “da importância do Conselho Nacional de Justiça como órgão regulador com o intuito de aperfeiçoar a prestação jurisdicional”.

 

Nobel

Vale a pena conferir a participação de Izabella Ferreira, doutoranda em Ciências da Saúde/UFU, no Diálogo Nobel América Latina e Caribe. O evento, uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Inter-American Network of Academies of Sciences (Ianas), foi realizado em 16/11 e reuniu estudantes e cientistas agraciados com o Prêmio Nobel.

Eles discutiram a importância da ciência e sua contribuição para a formulação de políticas públicas. O encontro está disponível no YouTube(link is external) (a participação de Izabella Ferreira, em inglês, ocorre aos 34min10).

 

Participe de uma pesquisa

Pessoas que foram  infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 e tiveram o diagnóstico de covid-19 confirmado por algum teste, podem participar da pesquisa "Manifestações Orais em Pacientes com covid-19: um Estudo Transversal da População Brasileira", promovida por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde / Odontologia da Universidade de Brasília (UnB).

O objetivo é investigar a prevalência de manifestações orais em pacientes com covid-19. Quem se encaixar no público-alvo da pesquisa pode participar respondendo ao questionário on-line(link is external). Também participam do estudo a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Podcast

O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Diretoria de Comunicação Social (arte: Maíra Vogado)

O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Diretoria de Comunicação Social (arte: Maíra Vogado)

Em novembro, o Ciência ao Pé do Ouvido, podcast semanal de divulgação científica da UFU, abordou os “Desafios da ciência nas redes sociais”. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br(link sends email), siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido. Ouça gratuitamente no ANCHOR(link is external), SPOTIFY(link is external), APPLE(link is external), AMAZON(link is external) ou em outros aplicativos de podcast.

 

Jornalismo Científico

Confira aqui as reportagens da editoria de Ciência publicadas em novembro no portal Comunica UFU:

Variantes do coronavírus: estudo alerta sobre a mutação das cepas e a disseminação em cada região do Brasil (foto: Milton Santos)

 

Equipe da UFU desenvolve foguete experimental on-line e conquista 2º lugar em competição internacional

Professora da UFU recebe prêmio Mulheres que Fazem História

Diretor de Pesquisa da UFU irá compor o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal

Produção de manga é destaque em fazenda experimental da UFU

Pesquisa da UFU aborda o apoio da família no ensino de Libras para crianças surdas

#UFUsaudável: Como utilizar corretamente a máscara contra covid-19?

UFU busca voluntários para exame de próstata pelo sangue

UFU quer produzir energia elétrica reaproveitada de lixo urbano para mover transporte público

Variantes do coronavírus: estudo alerta sobre a mutação das cepas e a disseminação em cada região do Brasil

Pesquisa faz reflexão sobre vida pessoal e profissional de pós-graduandas

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do curso Fala Ciência

Doutorando da UFU utiliza feromônios para controlar robôs

Conheça a Divisão de Divulgação Científica da UFU

Artigo de pesquisadores da UFU aborda os impactos da pandemia no espaço doméstico

Grupo de pesquisa da UFU vai auxiliar na reforma de casas de famílias de baixa renda em Uberlândia

Conheça pesquisas da UFU Campus Pontal sobre o agronegócio no Brasil 

 

Leia Cientistas

A seção Leia Cientistas é um espaço para os próprios pesquisadores divulgarem suas pesquisas. Docentes, estudantes ou técnicos administrativos da universidade podem enviar textos com linguagem simples para publicação no portal Comunica UFU.Conheça os textos sobre produções científicas que foram publicados em novembro:

Pequenas estradas em reservas naturais podem afetar a vida animal e vegetal?

Em afetos: uma análise sobre os (re)afetamentos nas aulas de Educação e Sociedade 

 

Imprensa

Conheça algumas reportagens publicadas em novembro pela imprensa sobre pesquisas desenvolvidas na UFU ou com a participação de cientistas da universidade:

Hospital da Universidade Federal de Uberlândia conta com serviço de IML para animais (imagem: reprodução / MGTV)

MGTV

Cinco pesquisadores da UFU integram lista de melhores cientistas do mundo(link is external)

Hospital da Universidade Federal de Uberlândia conta com serviço de IML para animais(link is external)

 

DIÁRIO DE UBERL NDIA

Festival visa dar voz a mulheres palhaças e artistas(link is external)

Projeto da UFU pretende utilizar lixo urbano para fornecer energia ao transporte público em Uberlândia(link is external)

Dia Nacional da COnsciência Negra tem programação especial em Uberlândia(link is external)

Grupo de pesquisa da UFU irá desenvolver aplicativo que auxilia na reforma de casas de famílias com baixa renda em Uberlândia(link is external)

Projeto ressalta importância dos bastidores da produção cultural(link is external)

Alunos de Engenharia da UFU desenvolvem projeto de veículo elétrico para cadeirantes(link is external) 

 

REVISTA GALILEU

Cientistas se mobilizam para evitar perdas no orçamento federal de 2022(link is external) 

 

G1

Puxado pelo preço dos combustíveis, Uberlândia registra inflação de 1,04% no mês de outubro(link is external)

UFU faz monitoramento da distribuição monetária oferecida a refugiados no Brasil(link is external)

Pesquisa da UFTM e UFU sobre vírus causador da Covid-19 é publicada em periódico europeu(link is external)

Projeto na UFU vai orientar reformas em moradias de famílias de baixa renda em Uberlândia(link is external)

UFU está entre as 10 finalistas na categoria universidade do principal prêmio de startups e inovação do país(link is external)

Docentes do curso de Engenharia Florestal da UFU desenvolvem pesquisas sobre o tachi-branco(link is external)

'Quem são as bruxas?', sacerdotisa e filósofo em Uberlândia explicam as origens, mitos e crenças por trás do Halloween(link is external)

Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU trabalha na criação de veículo elétrico destinado a cadeirantes(link is external)

Conheça o mangueiral da UFU que serve para inúmeras pesquisas sobre a produção da fruta no cerrado(link is external)

Novembro Azul LGBTQIAP+: ativistas e profissionais de Uberlândia e Uberaba falam sobre inclusão na campanha(link is external)

Arara-canindé é resgatada após bater em vidro de edifício em Araguari(link is external) 

 

UOL

Biblioteca digital Tênebra é primeira a reunir contos obscuros brasileiros(link is external)

Proteína do veneno de cascavel é usada para modular coagulação sanguínea(link is external)

Encontrou camisinha na vagina: mulheres relatam estupro após serem dopadas(link is external) 

 

FOLHA DE PERNAMBUCO

Técnica modifica proteína do veneno e permite criar fármaco que modula a coagulação sanguínea(link is external) 

 

ESTADO DE MINAS

Projeto da UFU vai auxiliar em reforma de casas de moradores de baixa renda(link is external) 

 

REVISTA PIAUÍ

Opacidade fardada(link is external)

Palavras-chave: Divulgação Científica Coluna de Ciência dezembro

A11y