Pesquisa

Pesquisadores da UFU ganham prêmios em congresso de Ciência em Animais de Laboratório

Evento aconteceu em Fortaleza (CE) e reuniu cientistas nacionais e internacionais

Publicado em 21/09/2023 às 11:46 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:53

Premiações foram em duas das áreas propostas para apresentação (Foto: Arquivo pessoal)

Entre os dias 13 e 15 de setembro aconteceu, em Fortaleza (CE), o 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), em conjunto com o 4º Congresso da Federação de Sociedades Sul-Americanas de Ciência de Animais de Laboratório (Fessacal).

O evento, que também comemorou os 40 anos de criação da SBCAL, reuniu diversos pesquisadores nacionais e internacionais da área em diversas atividades. Foram mais de 30 palestras, além de minicursos, mesas-redondas e apresentações orais e de pôsteres.

Dentre os palestrantes convidados, três eram da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Carlos Ueira, diretor do Instituto de Biotecnologia; Thiago Mineo, professor de Imunologia; e Túlio Daniel, jornalista da Divisão de Divulgação Científica.

Premiações

Pesquisadores de todo o país puderam submeter trabalhos para apresentação no congresso, que aconteceu de forma oral e por meio de pôsteres. Representantes da UFU ganharam premiações em duas áreas, sendo elas “Educação, bioética, e 3Rs” e “Bem-estar e comportamento animal”. Confira os trabalhos premiados:

• “Correlação entre a crise de reprodutibilidade de publicações científicas que utilizam modelos animais com a forma de apresentação de dados em artigos científico”, representado por Ray César Silva, mestrando em Ciências Veterinárias na UFU;
  • “Impacto do enriquecimento ambiental na reprodução de Calomys calossus”, representado por Sandra Klein, mestranda em Ciências Veterinárias na UFU;
  • “Transparência institucional na melhora das pesquisas: como a UFU promove a Divulgação Científica da Ciência em Animais de Laboratório”, representado por Túlio Daniel, jornalista da Divisão de Divulgação Científica da UFU;
  • E “Desenvolvimento de ferramenta diagnóstica de baixo custo por meio de biomarcadores espectrais para monitoramento do bem-estar animal em unidades de criação e experimentação”, representado por Isabela Lemos, pós-doutoranda do Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (Labme/UFU).

Os prêmios foram um “Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica” e o livro “Modelos Animais: da Legislação à Experimentação Científica”, além de menções honrosas e inscrições para o próximo congresso.

Pesquisadores recebendo os prêmios.
Premiados atuam no Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais da UFU (Foto: Arquivo pessoal)

Klein, que além do prêmio também foi selecionada para a apresentação oral, destaca a importância do reconhecimento: “Ter recebido esse prêmio no maior congresso sul-americano da área significou muito para mim, pois mostra que estou no caminho certo e que os estudos que estamos realizando na UFU realmente são importantes e relevantes para sociedade e para a comunidade científica. Além disso, a oportunidade de apresentar meu trabalho de forma oral, permitiu maior alcance e destaque para mostrar como práticas que melhorem o bem-estar dos animais são fundamentais para gerar resultados positivos e maior reprodutibilidade nas pesquisas científicas”.

Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU e orientador dos trabalhos, aponta a dedicação da equipe nas pesquisas: “O recebimento destes dois prêmios, de melhor trabalho e duas menções honrosas, me deixa muito orgulhoso da minha equipe que tem se dedicado de forma incansável para o desenvolvimento de pesquisa na área de modelos experimentais, buscando solucionar problemas nacionais e internacionais relacionados à criação e experimentação com animais, bem como proporcionando modelos experimentais de qualidade para o desenvolvimento de muitos outros campos da ciência, como a produção de vacinas, medicamentos, segurança de produtos e equipamentos médicos, dentre outros”.

A SBCAL foi criada em 1983, na época chamada de Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea). Ela tem como objetivo defender o bem-estar animal e seu uso racional, capacitar profissionais e lutar por uma legislação específica. Contando inicialmente em seu quadro de sócios somente médicos veterinários, atualmente é uma sociedade multidisciplinar. Saiba mais em: www.sbcal.org.br

Palavras-chave: Premiação congresso SBCAL Ciência em Animais de Laboratório pesquisa Divulgação Científica