Reconhecimento

Diretor de Pesquisa da UFU é imortalizado em cadeira da Academia Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório

Primeira no mundo, iniciativa busca promover pesquisas éticas e o bem-estar animal

Publicado em 25/09/2023 às 11:31 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:50

24 pesquisadores de todo o Brasil da área de Ciência em Animais de Laboratório se tornaram patronos da academia (Foto: Arquivo SBCAL)

No dia 13 de setembro, durante o 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), realizado em Fortaleza (CE), foi celebrada a fundação da Academia Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (ABCAL).

A pesquisa nesta área é de suma importância para descobrir tratamentos médicos, compreender doenças complexas e aprimorar a qualidade de vida dos seres vivos. Com essa responsabilidade, há o compromisso de sempre buscar por métodos alternativos nos estudos, investindo em tecnologias de ponta e fomentando a colaboração multidisciplinar para reduzir ao máximo o uso de animais em pesquisas.

A ABCAL é a primeira academia do gênero em todo o mundo e terá a responsabilidade de liderar pelo exemplo, inspirar e incentivar jovens cientistas a fazerem uma pesquisa ética e inovadora, a promover o bem-estar animal e o avanço na busca por métodos alternativos. “Ela é um fórum para a troca de ideias, para colaboração e o debate entre os principais cientistas e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento que se congregam em busca da promoção do bem-estar dos milhões de animais utilizados em pesquisa”, explica Murilo Vieira, presidente da SBCAL e diretor de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Foram titulados 24 acadêmicos como imortais e membros fundadores e patronos de suas respectivas cadeiras. Vieira foi nomeado 2º Secretário e Patrono da Cadeira 4. “É uma honra ser indicado para fazer parte dessa comunidade seleta de cientistas, pesquisadores e demais profissionais que participaram ativamente e que representam todos aqueles que se doaram e continuam se doando em prol do uso ético e legal de animais em pesquisa. Sabemos da importância destes modelos para o desenvolvimento científico, para o bem-estar e saúde de animais humanos e não humanos”, declara o pesquisador.

Foto colorida traz Ekaterina, patrona da cadeira 1, entregando a medalha de acadêmico para Murilo, patrono da cadeira 4
Ekaterina Akimovna, patrona da cadeira 1, e Murilo Vieira, patrono da cadeira 4 (Foto: Arquivo SBCAL)

As cadeiras 1 e 2, que representam, respectivamente, a presidência e vice-presidência da academia, foram nomeadas por Ekaterina Akimovna, médica veterinária e representante do Brasil junto ao Conselho Internacional para Ciência de Animais de Laboratório (Iclas), e por Luísa Maria Braga, médica veterinária e membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

Vieira destaca o reconhecimento da nomeação também para a UFU: “Este reconhecimento profissional me faz transbordar o coração de alegria e me estimula a doar-me cada vez mais a esta causa: proporcionar o desenvolvimento da ciência e tecnologia de forma indissociável da promoção do bem-estar animal de modelos experimentais. Ainda, este reconhecimento não é somente meu, mas de toda a equipe do Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (Labme/UFU) que coordeno, da Rede de Biotérios de Roedores da UFU, dos meus orientandos, amigos e familiares que sempre me apoiaram nesta jornada”.

Palavras-chave: ABCAL Academia Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório SBCAL Ciência em Animais de Laboratório pesquisa