Pular para o conteúdo principal
Evento

UFU é destaque no 18º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório

Pesquisadores receberam menções honrosas e prêmio voltado para mulheres que atuam na área

Por: Túlio Daniel
Publicado em 08/04/2025 às 13:38 - Atualizado em 17/04/2025 às 10:19

Além dos pesquisadores, profissionais e alunos da UFU integraram a equipe organizadora do evento. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Entre os dias 1º e 4 de abril, aconteceu, em Uberlândia, o 18º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL). O evento tem como objetivo ser  um ponto de encontro para a troca de ideias, de novas parcerias e de discussão das mais recentes inovações e práticas na pesquisa biomédica e na ciência do bem-estar animal, buscando promover a melhoria contínua das técnicas experimentais e o desenvolvimento de métodos alternativos.

Dentre as atividades, tiveram palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, tanto de pesquisadores nacionais quanto internacionais. A mesa de abertura contou com a presença do diretor de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Ueira, com a professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/UFU), Aracelle Fagundes, e com o diretor técnico-científico da Rede de Biotérios de Roedores (Rebir/UFU), Murilo Vieira, que é o atual presidente da SBCAL. Eles destacaram a importância da UFU em integrar a sociedade e promover as pesquisas na área da Ciência em Animais de Laboratório (CAL).

“Esse é o maior congresso do país que reúne pesquisadores da área. Sabemos da importância da Ciência em Animais de Laboratório para o desenvolvimento de todas as demais áreas de pesquisa que demandam animais como modelos experimentais. Então, trazer esse evento para Uberlândia traz visibilidade não só para a cidade, mas para a UFU, para nossos profissionais e nossos biotérios, uma vez que a nossa universidade tem se destacado, nos últimos anos, enquanto referência na área”, aponta Vieira.

 

Mesa de abertura
Atividades aconteceram no Center Convention. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Um dos momentos do evento foi a apresentação de pôsteres de pesquisadores. Trabalhos em nível nacional foram selecionados para apresentação oral, dentre eles, dois da UFU. Sandra Klein, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, apresentou sua pesquisa sobre ferramenta sustentável de refinamento no monitoramento de animais de laboratório, e Laura Maria Campitelli, aluna de mestrado do mesmo programa, apresentou sua pesquisa sobre substituição do uso de animais por embriões para avaliação de herbicidas.

Ambas as pesquisadoras e a aluna do curso de Medicina Veterinária da UFU Giovana Ferreira receberam menção honrosa pelas pesquisas apresentadas no evento. Elas integram a equipe do Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (Labme/UFU).

 

Maria Laura Campitelli e Sandra Klein durante as apresentações de suas pesquisas
Laura Maria Campitelli (esquerda) e Sandra Klein (direita) durante as apresentações de suas pesquisas. (Fotos: Eduarda Koyama)

 

Como parte das atividades do evento, também ocorreu a Avaliação de Proficiência em Ciência de Animais de Laboratório, com o objetivo de verificar se o profissional detém o conhecimento necessário para atuar com responsabilidade e excelência na área. Coordenada pela SBCAL, a prova é direcionada àqueles que utilizam animais de laboratório em atividades de ensino ou pesquisa científica. 

Realizado pela primeira vez no Brasil, o exame foi aplicado na UFU e representa um avanço significativo para a qualificação dos profissionais da CAL. “É importante destacar que países desenvolvidos já têm, há muitos anos, esse processo de certificação de profissionais, que mostra que aquele profissional é capacitado para cuidar, produzir e até mesmo usar os animais como modelo experimental. No Brasil, ainda não tinha nenhum tipo de proficiência ou teste, então, esse é um marco. A certificação foi apoiada pela Federação das Sociedades Sul-americanas de Ciência em Animais de Laboratório (Fessacal) e pelo Conselho Internacional para Ciência de Animais de Laboratório (Iclas), tendo também um reconhecimento internacional”, explica Vieira.

 

Participantes da Avaliação de Proficiência em CAL
Participantes da Avaliação de Proficiência em CAL. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Outra novidade do evento foi o Prêmio Mulheres da CAL, que reconhece o talento e a contribuição das mulheres para a área. Foram 13 inscrições somando as duas categorias, Jovem e Sênior, que foram avaliadas por um comitê composto exclusivamente por pesquisadoras mulheres, sendo duas avaliadoras internacionais e duas nacionais. Na categoria Sênior, venceu Vânia Gomes Mattaria, do Instituto Butantan, e na categoria Jovem, Flávia Batista Ferreira, da UFU.

“O prêmio incentiva ainda mais a participação e entrada de mulheres na área da CAL. Recebê-lo é um reconhecimento não só do meu trabalho, mas também demonstra a importância da contribuição feminina nessa área de grande relevância para o desenvolvimento científico”, pontua Ferreira.

 

Ganhadoras do Prêmio Mulheres da CAL
Premiação foi patrocinada pela Alesco. Ganhadoras receberam R$ 1.500,00 e a inscrição gratuita para o próximo congresso. (Fotos: Marco Cavalcanti)

 

Vieira explica que essa foi uma forma da SBCAL reconhecer as mulheres que atuam nas pesquisas, sejam aquelas que já têm trabalhos consolidados ou as que estão iniciando suas carreiras, incentivando-as a seguir os mesmos passos. “Mais dos 60% dos sócios da SBCAL são mulheres, então, é mais do que justo mostrar para a sociedade e reconhecer o papel delas no desenvolvimento das pesquisas e no bem-estar animal”, finaliza o presidente.

O próximo evento acontece em 2027, ainda sem local confirmado. Veja os detalhes das atividades deste ano no site: www.sbcal2025.com(link is external).

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: Ciência em Animais de Laboratório cal congresso SBCAL Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório Prêmio Premiação Evento

A11y