UFU promove IV Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Evento acontece em novembro e é voltado para alunos desde a educação básica até o pós-doutorado

Publicado em 25/09/2024 às 12:39 - Atualizado em 25/09/2024 às 18:24

(Arte: Humberto Guedes)

Entre os dias 5 e 8 de novembro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), irá promover o IV Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU. Ele faz parte das atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca ofertar um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade.

O seminário agrega as produções científicas da UFU, sendo realizado com a participação da Diretoria de Pesquisa (Dirpe), da Diretoria de Pós-Graduação (Dirpg) e da Diretoria de Inovação e Transferência Tecnológica (Dirtc/Agência Intelecto), e em parceria com o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), com a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e com a Fundação de Apoio Universitário (FAU). O objetivo é a integração e a valorização do papel indissociável da pesquisa, da pós-graduação, da inovação tecnológica e da divulgação científica na construção da ciência.

O evento contará com palestras e com a “Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação”, que busca reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição, passando pelos discentes da UFU que fazem Iniciação Científica na Educação Básica, no Ensino Médio e Técnico, na Graduação e na Pós-Graduação. Até o momento, já foram convidados como palestrantes, Maria Iracilda da Cunha Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Diego Soares da Silveira, professor de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da UFU. O tema deste ano é o mesmo da SNCT, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Conforme as Normas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica (Pibiti), o bolsista deverá enviar o resumo dos resultados da pesquisa, sendo que os selecionados apresentarão o resultado no evento e concorrem à “Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação”. Poderão participar também os alunos da Iniciação Científica Voluntária (Pivic), registrados na Diretoria de Pesquisa.

As inscrições para os alunos que enviarão seus resumos vão até o dia 27/09. Os detalhes das submissões e da programação do evento estão disponíveis em: eventos.ufu.br/seminariopropp4.

Relembre as edições passadas

O I Seminário de Pesquisa da UFU aconteceu em 2021. Por causa da pandemia de covid-19, o evento foi realizado no formato de live, com apresentação do jornalista Túlio Daniel e participação do diretor de Pesquisa, Murilo Vieira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; e do reitor Valder Steffen Junior.

Devido às limitações, os alunos de Iniciação Científica selecionados enviaram um vídeo pitch, que foi reproduzido, e participaram remotamente da premiação.

Transmissão da live em 2021
A transmissão foi feita ao vivo no Canal da UFU no YouTube. (Foto: Milton Santos)

Em 2022, o evento retornou para o seu formato presencial. Dentre as atividades, aconteceram o painel “Ciência e Pandemia”, com participação das pesquisadoras Ester Sabino e Marili Peres; apresentação dos pôsteres dos alunos de Iniciação Científica; oficinas; e a premiação que, diferente da primeira edição, abrangeu também alunos de mestrado e pesquisadores indicados pelas suas unidades acadêmicas. Foi quando recebeu o nome de “Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação”.

Apresentação dos banners
Alunos da Educação Básica, Ensino Técnico e Médio e da Graduação apresentaram os resultados das suas pesquisas. (Foto: Marco Cavalcanti)

No ano passado, em sua terceira edição, o evento mudou seu nome, buscando agregar as produções científicas do âmbito da inovação e da pós-graduação. Diferente da edição anterior, em que os alunos apresentaram as pesquisas no formato de banner, houve uma pré-seleção e os trabalhos selecionados foram apresentados no formato oral, que se manterá em 2024. Houve também a noite de entrega das premiações na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores.

Professora Aline Teixeira
Professora Aline Teixeira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, uma das premiadas no III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU. (Foto: Marco Cavalcanti)

Veja mais detalhes e fotos das edições passadas:

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: IV Seminário de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação da UFU pesquisa inovação Pós-graduação Propp iniciação científica Premiação Evento Seminário