Coluna de Ciência

Confira na coluna de abril como foi o mês para a ciência na UFU

Saiba ainda quais eventos on-line acontecem nos próximos dias

Publicado em 30/04/2020 às 16:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Marcha Virtual pela Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove, no dia 7 de maio, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O evento é on-line, gratuito e aberto a instituições, professores, pesquisadores, estudantes e todos os amigos da ciência. Você pode enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis on-line, incentivar sua instituição a criar um evento digital e compartilhar em suas redes sociais. Mais informações estão disponíveis na página da SPBC. Acompanhe também a programação da Marcha Virtual pela Ciência em Minas Gerais pelo Facebook (fb.com/marchapelacienciaMG), Instagram (@marchapelacienciaminas), Twitter (@MarchaMinas) e Youtube (bit.ly/MPCMinasNoYoutube).

Pint of Science On-line

O Pint of Science, evento que leva pesquisadores para falar de ciência nos bares do mundo todo, aconteceria em maio, mas foi adiado para 8, 9 e 10 de setembro devido à pandemia do novo coronavírus. Mas o brinde à ciência terá uma versão on-line nos dias 11, 12 e 13 de maio, a partir das 19h. As palestras serão transmitidas pelo Facebook (fb.com/pintofscienceBR) e Youtube.

Melhores teses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou as diretrizes do Prêmio Capes de Tese – Edição 2020, que será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2019, selecionadas em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela entidade. A pré-seleção das teses deve ser feita nos programas de pós-graduação. O coordenador do programa será responsável pela inscrição da tese, exclusivamente, pelo site http://pct.capes.gov.br/inscricao até as 18h do dia 29 de maio. A premiação pode chegar a R$ 20 mil. Confira os detalhes no edital.

Ciência brasileira e coronavírus

Ainda dá tempo de ouvir o episódio de abril do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da UFU. Nele procuramos responder à seguinte pergunta: o que a ciência brasileira pode fazer contra o coronavírus? Participam o jornalista científico Reinaldo Lopes, da Folha de S. Paulo; o psicólogo Pablo Martins, da Clínica Escola da UFU; a virologista Aline Matos, da Fiocruz; e o médico sanitarista Nilton Pereira Júnior, do HC-UFU.

Ouça “Ciência ao Pé do Ouvido”:

Jornalismo científico

A Diretoria de Comunicação Social da UFU está em trabalho remoto nesse período de isolamento social, com os jornalistas e os estagiários mantendo contato constante com os cientistas da universidade. Confira o que foi publicado sobre pesquisas no Comunica UFU em abril:

Estudante da UFU desenvolve site informativo ‘Covid-Info’

HC-UFU integra coalizão de hospitais que testam medicamentos contra coronavírus

Vídeo permite visita virtual ao Parque do Goiabal

A importância das artes marciais chinesas para o ensino de História

Ciência aponta soluções biológicas para controlar pragas agrícolas

Cães e gatos podem ser infectados pelo vírus da Covid-19?

Tese da UFU que identifica infarto do miocárdio precocemente recebe prêmio internacional

Instituto de Química produz álcool glicerinado para Hospital de Clínicas

Ministro Marcos Pontes visita UFU para conhecer testes de coronavírus pela saliva

Jornalismo científico e a missão de levar a produção de conhecimento para a sociedade

UFU esclarece dúvidas sobre auxílio financeiro emergencial

Pesquisa da UFU avaliará impactos sociais do coronavírus em comunidades religiosas

Estagiários de Engenharia Biomédica contribuem com manutenção de equipamentos no Hospital de Clínicas

MEC libera recursos para UFU fazer testes de coronavírus

Bioética e o dilema entre ciência e religião

Os próprios pesquisadores da UFU também estão publicando seus textos de divulgação científica no site institucional. Veja o que saiu no último mês e meio e, se você for da comunidade UFU, envie, também, o seu texto:

Pesquisadores da UFU analisam imagens radiológicas de pulmões para diagnóstico de Covid-19

Covid-19 e infecções relacionadas à assistência à saúde

Pesquisadores estudam sítios arqueológicos em Gurinhatã e descobrem artefatos líticos

Máscaras do bem

O discurso do rock brasileiro da década de 1980 e a ditadura militar no Brasil

Antropologia? É de comer ou passar no cabelo?

A leishmaniose é um risco para os moradores de Uberlândia?

A computação aplicada no combate às doenças do café

Afinal, o que é História?

Como usar a nota do Enem em quatro programas governamentais

Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: as responsabilidades do cidadão e a necessidade de melhoria na gestão pública

Idosos em tempos de coronavírus: o que fazer em casa?

Álcool em gel caseiro é eficaz e seguro contra coronavírus?

Coronavírus: de fake news à pandemia

Os pesquisadores da UFU também deram muitas entrevistas para outros veículos de comunicação no último mês, especialmente para falar sobre o novo coronavírus. Veja o que foi divulgado em alguns veículos da imprensa.

CBN

Universidade de MG vai oferecer exame que detecta coronavírus em 1 minuto

Estadão

Por um debate sobre as diretrizes éticas para alocação de tratamento em UTI durante a pandemia