TDAH em pauta

Episódio #117 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' fala sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Publicado em 13/08/2024 às 09:04 - Atualizado em 16/08/2024 às 13:33

(Arte: Thamires Dantas)

Você certamente já ouviu falar em TDAH, mas sabe o que isso significa? O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a vida de crianças e adultos. Desatenção, inquietude e impulsividade são os principais sintomas do transtorno. No entanto, é importante destacar que apresentar esses sintomas não significa necessariamente que alguém tenha TDAH. O diagnóstico deve ser realizado por profissionais da área da saúde, como médicos e psicólogos, que utilizam critérios específicos e avaliações detalhadas.

Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), no Brasil, o transtorno afeta cerca de dois milhões de pessoas. Já nos Estados Unidos, o instituto National Center for Biotechnology and Information realizou uma pesquisa que mostra um aumento acentuado dos casos de TDAH em um período de vinte anos, de 1997 a 2016, em que sua predominância passou de 6,1% para 10,2% entre crianças e adolescentes estadunidenses.

A desinformação sobre o transtorno ainda é comum, já que a popularização do TDAH é recente. Pensando em esclarecer dúvidas sobre o tema, o episódio #117 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" traz a psicóloga clínica Maria Paula Carrijo, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neste episódio, buscamos entender melhor o TDAH, abordando o que é, seus graus, sintomas e tratamentos.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou elogios, basta entrar em contato pelo WhatsApp (34) 99948-4655. O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).