Podcast

Das ruas para o Olimpo: a cultura de contestação dos esportes urbanos nos Jogos Olímpicos

O episódio #116 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' aborda como essas modalidades recém incluídas nas Olimpíadas influenciam culturalmente seus praticantes

Publicado em 05/08/2024 às 11:45 - Atualizado em 13/08/2024 às 14:50

Arte: Maria Clara Medeiros

O “Ciência ao Pé do Ouvido" está de volta para mais uma temporada! E para retornar em grande estilo, o episódio #116 está em clima olímpico e leva o ouvinte ao Concorde Urban Park, na Place de La Concorde, palco dos esportes urbanos das Olimpíadas de Paris 2024. A produção aborda não somente a recente inclusão desses esportes nos jogos olímpicos, mas também o papel dessas modalidades na formação da identidade dos praticantes e apreciadores.

A inclusão de esportes urbanos nas Olimpíadas aconteceu na edição dos jogos em Tóquio 2020, com a chegada do skate - street e park -, do ciclismo BMX freestyle e basquete 3x3. A principal característica dessas modalidades é o uso do espaço urbano, tendo como principal exemplo o skate street, que utiliza elementos das ruas para a prática, como corrimãos e escadas. No caso das Olimpíadas, esses obstáculos são reproduzidos em uma pista criada para a competição. Para Paris 2024, a novidade da vez é o breaking.

A adição das modalidades é uma estratégia do Comitê Olímpico Internacional (COI) para atrair o público jovem para a competição. O COI já havia realizado testes nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, e obteve resultados positivos. Para compor a discussão sobre o tema, o episódio conta com a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), Ricardo Ricci Uvinha, que desenvolve pesquisas nos campos do Lazer/Turismo e da Educação Física/Esportes.

Além de conhecer um pouco mais sobre a origem e as características dos esportes urbanos, um dos principais tópicos abordados no episódio é a influência cultural que essas modalidades trazem, com forte caracterização de grupos ligados a valores em comum, principalmente de contestação. Como o convidado Ricardo comentou na entrevista, há uma alta comercialização de produtos ligados a esses grupos para não praticantes desses esportes, justamente pela identificação com seus valores, o que contribui para a aceitação dessas modalidades pela sociedade no geral.

Para ouvir sobre isso e mais assuntos relacionados, o episódio #116 está disponível na íntegra nas principais plataformas de áudio, e também aqui no portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido; Podcast; olimpíadas Esportes Urbanos