Divulgação científica

Um único dia não resume toda uma luta, mas reforça o direito de existir

Novo episódio do Ciência ao Pé do Ouvido abre espaço de diálogo sobre a transexualidade

Publicado em 28/06/2022 às 09:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Episódio está disponível nas principais plataformas de podcast. (Arte: Viviane Aiko)

O caminhar pelas ruas no dia 28 de junho busca por abraços mais calorosos e olhares mais convidativos. O “Dia do Orgulho LGBTQIA+” tem a data como uma memória da Rebelião de Stonewall, que se tornou uma referência para aqueles que estão cansados de exigir o direito de ser quem são. Esses protestos aconteceram em 1969, em um posicionamento contrário à discriminação e aos abusos sofridos pela comunidade.

A sigla, que engloba Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, Queers, Interssexuais, Assexuais e tantos outros grupos, evidencia as diversas formas de se reconhecer e performar na sociedade. E, pensando nisso, o episódio #53 do Ciência ao Pé do Ouvido dedicou um espaço para falar sobre um dos grupos mais hostilizados no Brasil: transgêneros e transexuais.

Transgeneridade é a condição da pessoa transgênero, ou seja, que expressa uma identidade de gênero diferente da que corresponde ao seu gênero biológico. Esse é um processo de autodescobrimento e de reconhecimento enquanto ser social nos espaços que ocupam. “Foi uma questão de tempo, a gente começa a se descobrir, a observar algumas coisas”, conta Zyon Garcia, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e homem trans.

Zyon também está passando pelo processo de transição e é nosso convidado no episódio "Transgeneridade e a Ciência nesse processo” para falar sobre o tratamento e a sua vivência. Já para abordar a importância e as diferentes formas de dar visibilidade à comunidade trans, também contamos com a presença de Flávia Bonsucesso Teixeira, professora na UFU e coordenadora do Centro de Referência e Assistência Integral para a Saúde Transespecífica (CRAIST).

O episódio já está disponível em todas as plataformas de streaming. Ouça agora no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Gostou da temática? Você pode mandar um áudio com dúvidas e sugestões para o Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido! O número é (34) 9966-2021. Siga o podcast nas redes sociais: Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido).

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Dia do Orgulho Ciência transgênero