Ciência ao Pé do Ouvido

Que História comemoramos?

Novo episódio do “Ciência ao Pé do Ouvido” conversa sobre as histórias que emergem das datas cívicas

Publicado em 02/09/2020 às 10:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Clique na imagem para ouvir o podcast (Arte: Marcel Arantes)

É muito comum que no início de cada mês as pessoas peguem o calendário para ver se vai ter feriado, religioso ou cívico, e em que dia ele vai cair. Essas datas podem ser sancionadas apenas no município, pelo estado ou para o país todo, como o Dia da Independência (7 de setembro), Dia de Tiradentes (21 de abril), Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio), Dia do Índio (19 de abril). Para você o que estas datas significam? Apenas descanso do trabalho ou tem algo a mais? O que você lembra de ter aprendido na escola sobre as datas comemorativas? Como diz o historiador e crítico literário Alfredo Bosi as “datas são pontas de icebergs”. Como isso, Bosi chama a atenção para o que está submerso, ou seja, as perspectivas históricas, políticas e sociais que envolvem a constituição dos feriados.

Diante disso, o novo episódio do podcast “Ciência ao Pé do Ouvido”, lançado nesta quarta-feira (02/09), discute o tema: Que História comemoramos? Nele, a jornalista Josielle Ingrid, da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), bateu um papo com o historiador Giliard Prado, professor e coordenador do Laboratório de História Digital (LAHISD) da UFU.

Na entrevista ao podcast, Prado destaca que compreender as datas vai além de memorizá-las. “É preciso problematizar quem está sendo lembrado. Por quem? Com que intenções? E, por outro lado, deve-se pensar quem está sendo esquecido?”, ressalta. O historiador acrescenta ainda: “A memória de acontecimentos do passado é constantemente atualizada e reivindicada”.

Também participa desse episódio a historiadora Roberta Paula Gomes Silva, professora da Escola de Educação Básica(Eseba/UFU), que responde e comenta as dúvidas enviadas por ouvintes no quadro “Diz Aí”. A jornalista Diélen Borges, da Dirco/UFU, além de apresentar o programa, indica excelentes conteúdos sobre história, no quadro “Anexos”.

Ouça gratuitamente abaixo ou no Spotify!

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Você pode seguir o podcast no Twitter. Para falar com a equipe, escreva para: comunicaciencia@ufu.br.

*Thiago "Zina" Crepaldi é biólogo pela UFU e voluntário do podcast

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Ciência Divulgação Científica história datas