Divulgação científica

Saiba mais sobre a UFU e os ODS no 'Ciência ao Pé do Ouvido'

No episódio #88 do podcast ouvimos duas docentes da universidade que estão se dedicando a pesquisar e promover o desenvolvimento regional sustentável

Publicado em 15/08/2023 às 09:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

O 'Ciência ao Pé do Ouvido' é o podcast de divulgação científica da UFU. (Arte: Larissa Franco)

No episódio #88, publicado nesta terça-feira, 15/8,  do "Ciência ao Pé do Ouvido", podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), você vai conhecer o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a instituição está envolvida nessa questão.

Para falar sobre o tema, entrevistamos Jaluza Borsatto, docente da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) e Carla Marcolin, também professora da Fagen. Borsatto preside o Comitê Gestor dos ODS da universidade e coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável, que conta com a colaboração e envolvimento de Marcolin, coordenadora do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada.

Elas explicam o que são os ODS, quais os papéis das empresas, do governo e da universidade na sua realização, e como a UFU está discutindo a utilização da inteligência artificial na promoção da sustentabilidade.

Tanto o comitê quanto o grupo de estudos possuem objetivos de pesquisar e divulgar o que é feito na universidade pelo cumprimento dos ODS. "A partir do momento em que nós pensamos em estruturar, em mapear o que que nós fazemos, para criar evidências e comunicar essas evidências, a partir da estrutura da universidade, de ensino, pesquisa e extensão, isso acabou tornando evidente a gente poder divulgar isso para outras universidades que ainda não estão trabalhando dessa forma", explica Borsatto.

A docente espera que a menção aos ODS seja mais clara no momento de realização de um evento ou projeto na UFU, pois, muitas vezes, ele atende a um (ou mais de um) dos 17 objetivos e a comunidade acadêmica não sabe disso.

Inteligência artificial

“Esse formato de juntar dados com desenvolvimento regional sustentável e colocar evidências é bastante inovador dentro das universidades”, diz Marcolin. Além de fazer o trabalho de evidenciar os ODS nas atividades desenvolvidas na universidade, o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada é um espaço de democratização da tecnologia, visando combater a desigualdade social.

“Quando a gente tem pouco conhecimento de como esses algoritmos e essa tecnologia funcionam, acredito que a gente pode ‘ficar à mercê’. Então, a ideia do laboratório — e uma ideia bastante incentivada, por estar trabalhando com o desenvolvimento regional sustentável —, é a gente tentar aproximar todo mundo de IA [inteligência artificial] também”, destaca a coordenadora do laboratório.

Confira agora essas e outras informações sobre um futuro mais sustentável no episódio #88 na sua plataforma de streaming favorita.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Divulgação Científica inteligência artificial ODS