O que é História-Cinema?

Simone Mareuil em Um Cão Andaluz (Luis Buñuel, 1929) (Imagem: arquivo do pesquisador)
Simone Mareuil em Um Cão Andaluz (Luis Buñuel, 1929) (Imagem: arquivo do pesquisador)
No dia 26 de agosto será realizada mais uma etapa do ciclo de palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”, evento realizado pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU), em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU.
Por lei, relação entre religião e ensino deve se manter laica e diversa. (Foto: Andrew Ebrahim/Unsplash)
Neste segundo semestre, o Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU) realiza, em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU, o ciclo de palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”. O evento também conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação (PROPP/UFU).
Pedimos licença ao famoso ditado popular “quem canta seus males espanta” para criarmos uma adaptação dele nesta matéria. Por aqui, “quem canta nos estudos se agiganta”. Não entendeu o trocadilho? Nós vamos explicar. Você sabia que a apropriação da música para o ensino de algumas matérias pode ser um impulsionador na hora da aprendizagem? É a partir dessa premissa que surgiu a WebSérie “A canção no ensino de História”.
A Chronos, empresa júnior recém-fundada do curso de graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), informa que está com inscrições abertas, até o próximo domingo (20/03), para o seu primeiro processo seletivo. Podem participar alunos matriculados em quaisquer períodos e habilitações do referido curso de graduação.
Painel Etnias, no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A pintura de Eduardo Kobra representa a união entre os povos, em referência aos anéis olímpicos. (Fonte: Unsplash)
Photography film (Foto: IStock by Getty Images/ Arquivo enviado pelo pesquisador)
O samba nasceu das interações entre os escravizados em seus batuques, rodas de capoeira e cantos de trabalho. (Imagem: Johann Moritz Rugendas 1808-1858/Acervo da Biblioteca Nacional)