O que é Ensino Decolonial?

Ivete Almeida, docente do Instituto de História da UFU, é a convidada do episódio #72 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido

Publicado em 14/03/2023 às 08:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Arte: Ludimila de Castro

Vamos fazer o seguinte exercício: procure o livro didático mais próximo de você, deslize os dedos pelas páginas até chegar ao fim da obra, observe a região em que se localiza a descrição e foto do autor. Que tipo de pessoa ele é? De onde ele veio? De que posição social e cultural ele fala?

Como discutido no episódio #72 do Ciência ao Pé do Ouvido – podcast de ciência da UFU – do ensino básico ao superior, a educação é, em sua grande parte, baseada em estudos de pesquisadores franceses, ingleses, estadunidenses e várias partes do mundo que pouco se aproximam da Índia, África e tantos outros lugares que raramente são lembrados quando se trata da produção de conhecimento.

O exercício proposto, feito sob uma ótica crítica acerca de como somos ensinados desde a infância, faz parte do que é o ensino decolonial.

O tema, abordado por Ivete Almeida, professora, pesquisadora do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do Centro de Cultura Graça do Aché, e pelo professor Florisvaldo Junior, também docente do Instituto de História (Inhis), ganha espaço no livro produzido por eles “Ensino de História em Perspectiva Decolonial”.

Como forma de mover os devidos holofotes para cientistas que representam, de fato, seus países de origem e a sua própria história, Almeida é a convidada do episódio #72 do Ciência ao Pé do Ouvido e responde à questão: como estabelecer um ensino decolonial desde o ensino básico?

Ouça o episódio “Ensino Decolonial” do podcast, disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public e Anchor.

Palavras-chave: podcast ciênciaaopédoouvido história ensinodecolonial