PODCAST

Quando a tristeza vira depressão?

Neste 'Setembro Amarelo', o episódio #122 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ aborda a importância de falar sobre saúde mental

Publicado em 17/09/2024 às 09:14 - Atualizado em 24/09/2024 às 11:22

(Arte: Thamires Dantas)

Sensação de tristeza, falta de energia, insônia e autodesvalorização: esses são alguns dos vários sintomas que a depressão pode causar. Trata-se de uma doença mental, carregada de estereótipos e desinformação.

De acordo com o Ministério da Saúde, os estudos sobre o tema mostram prevalência da doença ao longo da vida em até 20% nas mulheres e 12% nos homens. Alguns fatores de risco podem influenciar na aparição da patologia, tais como:

• Histórico familiar;
  • Transtornos psiquiátricos correlatos;
  • Estresse crônico;
  • Ansiedade crônica;
  • Disfunções hormonais;
  • Dependência de álcool e drogas ilícitas;
  • Traumas psicológicos;
  • Doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras;
  • Conflitos conjugais;
  • Mudança brusca de condições financeiras e desemprego.

O diagnóstico da depressão é clínico, sendo necessária uma coleta completa do histórico do paciente, além de exames e testes relacionados ao estado mental.

Resultante da complicação do quadro de depressão, o suicídio se tornou um problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Por isso, em 2013 foi criado o “Setembro Amarelo”, que, a cada ano, promove a prevenção contra o suicídio, se tornando a maior campanha antiestigma do mundo.

O episódio #122 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido aborda essa temática, com a participação do pesquisador Luís Guilherme Binott, psicólogo da educação na rede municipal de Uberlândia, e da professora Karine Santana de Azevedo Zago, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) e coordenadora do projeto “Proteger-se”.

Neste episódio, você vai descobrir quais são os fatores de risco para a depressão, quais são as causas e os sintomas e qual a importância de um diagnóstico para um tratamento adequado. Nossos convidados também chamaram a atenção para os múltiplos fatores envolvidos na depressão, como as correlações entre fatores sociais, biológicos e psicológicos.

Proteger-se

Na UFU, uma das iniciativas de promoção da saúde mental é o “Proteger-se”, criado no período da pandemia de covid-19, com o apoio de 60 profissionais da área da saúde da UFU e de diversas parcerias, oferecendo serviço on-line de atendimento terapêutico.

O projeto ampara toda a comunidade universitária da UFU. Todos os atendimentos têm sigilo médico, seguindo as condutas de responsabilidade ética e profissional. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 11h às 21h.

Além disso, no site setembroamarelo.com, você pode encontrar uma cartilha de direcionamento e ajuda para o paciente que sofre depressão e sua família, além do telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito 24 horas.

Se precisar, peça ajuda!