Administração e Contábeis

Conheça pesquisas da UFU Campus Pontal sobre o agronegócio no Brasil

Cursos de Administração e Ciências Contábeis desenvolvem estudos na área

Publicado em 03/11/2021 às 15:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Núcleo de pesquisa do Campus Pontal desenvolve pesquisas sobre agronegócio (Foto: Freepik)

No último ano, o agronegócio alcançou participação de 26,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No segundo trimestre de 2021, foi registrada alta de 9,81%, número que representa R$ 223 bilhões.

Pesquisas nessa área são fundamentais para potencializar o agronegócio, afirma Odilon José de Oliveira Neto, professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia Campus Pontal (Faces/UFU). “O setor é responsável por empregar aproximadamente 20 milhões de pessoas nas cadeias agroindustriais. Além disso, o agronegócio brasileiro é responsável por alimentar 1 a cada 6 habitantes do mundo”, relata.

Oliveira Neto ressalta ainda a importância de estudos e pesquisas para o desenvolvimento profissional dos professores, pesquisadores, estudantes e técnicos envolvidos na pesquisa científica, "em especial, devido à caracterização prática e mercadológica dos projetos desenvolvidos”.

O professor e pesquisador faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (Nepacc) da Faces/UFU, coordenado pela professora Marli da Silva. O objetivo principal do núcleo é a realização de atividades de pesquisas temáticas das áreas de conhecimento em Administração e Ciências Contábeis.

Dentre as pesquisas desenvolvidas no núcleo, uma das coordenadas por Oliveira Neto propõe verificar a interdependência dos preços e a transmissão de risco via choques e volatilidades entre os principais mercados agropecuários dos países membros efetivos do Mercosul.

Com o estudo ainda em desenvolvimento, o professor explica que o projeto propõe responder a duas questões: “Existe dominância entre os principais mercados agropecuários dos países membros efetivos do Mercosul?” e “Quais os mercados dominantes e como os demais mercados são impactados pela volatilidade de preços do mercado dominante?”.

Oliveira Neto ainda comenta que há um Projeto de Curso de Pós-Graduação de Mestrado em Gestão do Agronegócio da Faces, proposta da comissão presidida pela professora Rejane Prado. “Espera-se que o mestrado contribua com o desenvolvimento social e econômico do Triângulo Mineiro, de Minas Gerais e do Brasil”, conclui. A proposta está em processo no Conselho Universitário. Caso haja aprovação no âmbito da UFU, o projeto será encaminhado para avaliação final do Ministério da Educação.

O professor e outros membros do Nepacc publicaram pesquisas sobre agronegócio em periódicos nacionais e internacionais. Para conferir algumas delas, acesse: Emerald, Desafio Online, Revista Interface, Revista Alcance e Revista Future.

Palavras-chave: Pontal agronegócio administração Ciências Contábeis pesquisa