Pular para o conteúdo principal
Educação

Que tal ouvir música nas aulas de História?

Confira na websérie 'A canção no ensino de História', produzida por pesquisadora do Campus Pontal da UFU

Publicado em 18/03/2022 às 10:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Pedimos licença ao famoso ditado popular “quem canta seus males espanta” para criarmos uma adaptação dele nesta matéria. Por aqui, “quem canta nos estudos se agiganta”. Não entendeu o trocadilho? Nós vamos explicar. Você sabia que a apropriação da música para o ensino de algumas matérias pode ser um impulsionador na hora da aprendizagem? É a partir dessa premissa que surgiu a WebSérie “A canção no ensino de História”.

A graduanda Livia Boer, do curso de História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU), é a responsável pela criação da websérie. Ela desenvolveu essa produção a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Música, Ensino de História e História Pública Digital: usos e possibilidades do YouTube como recurso metodológico”. Todo o projeto foi orientado e acompanhado pelo professor Wellington Amarante.

 

 

Boer nos conta que a ideia de criar uma websérie surgiu logo no início do ensino remoto durante a pandemia. O projeto de TCC já havia sido iniciado, mas as mudanças no formato das aulas fizeram com que fossem necessárias algumas alterações. A ideia inicial era criar algo voltado para a sala de aula presencial, mas as restrições causadas pelo novo coronavírus fizeram com que ela e seu orientador olhassem para a possibilidade de utilizar o YouTube como um recurso metodológico.

Amarante comenta que, do ponto de vista acadêmico, a websérie contribui para demonstrar que é possível investir em novos formatos de ensino sem perder o rigor científico. Já do ponto de vista social, a pesquisa e o produto final buscam se conectar com o público para além dos muros da universidade.

“O ensino de História é uma área que se expandiu bastante nas últimas décadas. É também uma área muito conectada com os desafios do presente. Diante desse quadro, trazer, para o centro da reflexão acadêmica, o YouTube, principal plataforma de vídeos do mundo, e demonstrar seus limites e potencialidades como recurso metodológico contribui enormemente para as reflexões na área”, afirma Amarante.

Quanto ao processo de produção da websérie, a aluna ressalta que foi um processo novo para ela, bem diferente do que estava acostumada. Com exceção do roteiro, que contou com contribuições de seu orientador, todo o restante do trabalho foi executado por ela, desde a escolha do tema até a edição e a publicação dos vídeos. A única coisa com a qual ela era familiarizada em todo esse processo era o tema. Tropicália foi o assunto a ser discutido por achar curiosa a ideia de se trabalhar esse movimento no ensino. Mas onde entra a música nessa história? Da curiosidade da aluna pela potencialidade dessa arte.

“A música sempre me chamou atenção, antes mesmo de ingressar no curso de História na UFU. Quando percebi que [a música] podia ser conectada à História como um recurso didático, logo comecei a estudar para entender melhor. Já utilizei a canção como fonte em outros trabalhos, mas nada tão aprofundado quanto agora.”

 

Livia Boer em um dos episódios da websérie. (Foto: Captura de tela)

 

E ela sugere uma verdadeira playlist de respeito para os professores de história que também desejam usar músicas em suas aulas. As indicações são:  Divino Maravilhoso - Gal Costa; Bom Conselho - Chico Buarque; Estado Violência - Titãs; Constraste Social - MV Bill; Capítulo 4, Versículo 3 - Racionais MC’s; A vida do viajante - Gonzaguinha; Fotografia 3 X 4 - Belchior.

“A música está presente nas nossas vidas desde que nascemos, nos momentos de dor, nos momentos de alegria, nas celebrações, nas conquistas, ou seja, mobilizar essa sensibilidade musical que é quase inerente ao ser humano pode ter impactos muito positivos no ensino de História”, ressalta Amarante.

Boer conclui esse trabalho com a certeza de que o YouTube é um excelente recurso didático e deve ser mais explorado pelos professores e historiadores, pois os recursos disponibilizados podem contribuir para a expansão do conhecimento. Além disso, tal iniciativa não carece de alto investimento financeiro.

A websérie “A canção no ensino de História” está disponível no canal do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (Lapeh) no YouTube. São três episódios, sendo eles: "Ensino de História e Música: O que é isso?", "Tropicália: o contexto, as artes e o movimento" e "Análise da música 'Panis et Circense'", além do vídeo de apresentação do trabalho. Lembrando que o conteúdo é indicado para todos os públicos e pode ser usado tanto pelos professores em suas aulas quanto pelos alunos nos momentos de estudos.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ensino Básio educação música história Websérie

A11y