29/04/2022 - 15:28 - Atualizado em 29/04/2022 - 16:00
Professor da UFU é um dos principais cientistas de Engenharia e Tecnologia
Ranking de plataforma de informações científicas leva em conta número de citações, publicações e lista de prêmios e realizações
Marco Cavalcanti

Barrozo: 'É uma honra para a gente' (foto: Marco Cavalcanti)

Marcos Antonio de Souza Barrozo, docente da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), figura na 12ª colocação no Brasil no ranking Engenharia e Tecnologia, da plataforma Research.com.

Um dos objetivos da plataforma é revelar os principais cientistas de todo o mundo, por áreas de atuação e por país. “É um reconhecimento de um trabalho árduo feito por muitos anos e que envolve muitos alunos”, comenta Barrozo.

O professor aproveita a citação de seu nome no ranking para chamar atenção para a importância das universidades e para motivar jovens pesquisadores.

“Fiquei muito feliz de estar nesse grupo muito seleto, mas também de ver que é o caminho. Uma universidade do interior, uma universidade de porte médio…independentemente de onde você estiver, é possível!”, afirma.

Barrozo reforça a importância da defesa das universidades, dizendo que é preciso mostrar, para a sociedade, que essas instituições são um “valor” e um “bem”  e que o desenvolvimento científico tem que ter continuidade.

“A UFU estar em 12º em uma área tão vasta que é a Engenharia e a Tecnologia já é uma honra para a gente. Mas isso é, para mim, a qualidade dos pesquisadores da nossa universidade. Porque nós estamos vivendo um período de muitas mentiras sobre a universidade e muitas pessoas, fora dos muros da universidade, não conhecem direito o que a gente faz”, afirma o docente.

Para realizar o ranking, foi feito um levantamento, em dezembro de 2021, de algumas informações, como o índice h, que reflete o número de documentos científicos influentes de autoria dos pesquisadores.

Também foram levadas em conta publicações em revistas e conferências, prêmios e realizações acadêmicas.

Há 37 anos na UFU, Barrozo tem como principal área de pesquisa os sistemas particulados. “As partículas estão na vida das pessoas”, resume o docente.

Ele cita a presença de partículas desde o processamento do nióbio à transformação de um alimento, líquido, em outro, em pó. Da plantação de um grão de soja — uma partícula — ao trabalho de despoluição do ar, impregnado de partículas expelidas por indústrias.

“No processamento dessas partículas, existem vários equipamentos que são projetados, desenvolvidos por engenheiros químicos”, complementa ele.

Saiba mais: Sobre a plataforma e metodologia empregada no ranking.