Permanência

UFU aprova criação dos Núcleos de Assistência de Apoio e Atenção ao Estudante

Intuito é que, em 2023, as unidades acadêmicas passem a disponibilizar o atendimento

Publicado em 01/04/2022 às 15:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aprovou, em sua última reunião, a Resolução 20/2022, de criação dos Núcleos de Apoio e Atenção ao Estudante (Naaes) nas unidades acadêmicas e especiais de ensino (Estes e Eseba). Os Naaes têm como objetivo planejar ações de apoio aos discentes, promovendo um espaço de escuta empática e sensível. Os núcleos, ligados à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), funcionarão como uma instância institucional, atenta e focada no acompanhamento dos estudantes, em relação ao desempenho acadêmico e a qualidade de vida e bem-estar.

“Essa resolução é um grande marco na assistência estudantil; será a primeira universidade federal com essa estrutura específica junto às unidades acadêmicas. O documento busca dar um passo significativo de reconhecimento da pluralidade e diversidade na nossa instituição”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Elaine Calderari.

Os dados do Relatório de Avaliação do Ensino Remoto apresentam que 23,5% dos estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação da UFU encontram-se na faixa econômica E, 30,2% na faixa D e 16,5% na faixa C. Os núcleos serão lugares para acolher, acompanhar e encaminhar os discentes para as instâncias especializadas na universidade. “A criação de uma instância local, mais próxima dos estudantes, tem pretensão de identificar as necessidades da comunidade estudantil, de maneira mais ágil e precisa, além de estabelecer a ponte direta com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil”, afirma Calderari.

A previsão é que, até 2023, as unidades acadêmicas possam contar com os Naaes. Atualmente, a Faculdade de Engenharia Civil (Feciv), a Faculdade de Medicina (Famed), a Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) e o Instituto de Letras e Linguística (Ileel) já possuem estruturas equivalentes ou semelhantes; e o Instituto de Artes (Iarte) está com uma em fase de implementação. “Nossa expectativa é que a regulamentação possa nortear e alinhar as ações que já estão sendo realizadas nos núcleos existentes, assim como na criação de novos, além de estabelecer um planejamento estratégico e institucional que possa atender as particularidades e as especificidades de cada unidade, mas também possa implementar mecanismos para garantir a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e do desempenho acadêmico dos nossos estudantes”, enfatiza a pró-reitora, acrescentando que, no início do próximo semestre letivo, acontecerá o Fórum de Apoio e Atenção ao Estudante, "um momento para esclarecimentos e preparação das capacitações internas para a implementação dos núcleos".

Foto: Arquivo/Diretoria de Comunicação Social

Palavras-chave: assistência estudantil NAAEs Proae UFU