Assistência

UFU reforça Apoio Estudantil com capacitações do Programa NAAEs

Durante os próximos meses, ocorrerão diversas preparações para docentes e técnicos da universidade, em dois módulos, com o objetivo de melhorias no fornecimento dos auxílios aos estudantes

Publicado em 17/08/2023 às 11:17 - Atualizado em 18/09/2023 às 11:54

Em um esforço contínuo para fortalecer o amparo estudantil e criar um ambiente de acolhimento e apoio aos alunos, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) retorna com o Programa Núcleos de Apoio/Atenção ao Estudante (NAAEs). Esta iniciativa, coordenada pela assessoria da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), visa criar uma ponte sólida entre os estudantes e as instâncias superiores da universidade. Agora, em 2023, os professores e técnicos administrativos que compõem os NAAEs também terão a oportunidade de se beneficiar de capacitações para abrangerem ainda mais as iniciativas.

Os treinamentos têm como intuito ampliar as habilidades, capacitando os profissionais a lidarem com questões complexas de suporte e assistência estudantil, garantindo um ambiente universitário mais acolhedor e orientado para o bem-estar dos discentes. "Com o retorno do Programa NAAEs, a UFU demonstra seu compromisso em promover uma educação inclusiva e voltada para o bem-estar de toda a comunidade acadêmica", comenta a pró-reitora Elaine Calderari.

Mas o que são os NAAEs?

Funcionando como espaços de escuta e acolhimento para os estudantes, os NAAEs estão sendo gradualmente implantados nas unidades acadêmicas e unidades especiais de ensino da UFU. As capacitações, por exemplo, serão realizadas em Ituiutaba, Uberlândia, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Desde a Resolução Consex nº 20/2022, que regulamentou a criação desses núcleos, a Proae tem se empenhado em fornecer todo o suporte necessário aos integrantes dos núcleos, preparando-os para oferecer o melhor atendimento possível aos acadêmicos.

Um marco importante nessa iniciativa foi o 1º Fórum de Apoio/Atenção ao Estudante (FAAE), realizado em dezembro de 2022, onde o grupo de apoio aos NAAEs foi divulgado. Este grupo tem a proposta de fortalecer a colaboração e a discussão contínua sobre dúvidas relacionadas à assistência estudantil, além de apoiar situações específicas apresentadas pelos representantes dentro de seus núcleos.

Acesse, abaixo, o cronograma e os links dos formulários para inscrição em cada uma das capacitações:

Módulo 1

Módulo 2