31/05/2022 - 15:01 - Atualizado em 31/05/2022 - 18:14
Ileel fará reunião aberta para discussão de seu Plano de Extensão
Encontro para a construção do novo PEX, documento que regerá os projetos do pelos próximos cinco anos, é aberto tanto à comunidade interna do Instituto de Letras e Linguística quanto à externa
Ítana Santos

O Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) fará na próxima quinta-feira (02/06), uma reunião virtual aberta para a discussão do novo Plano de Extensão (PEX) da unidade. O encontro acontecerá via Google Meet, das 14h às 16h. A participação de toda a comunidade do Ileel - técnicos, docentes e discentes - e da comunidade externa é de suma importância para a elaboração do novo documento. Por isso, o convite se estende a todos interessados pela pauta.

O PEX é o documento oficial orientador do desenvolvimento da extensão em cada unidade da UFU. O Ileel vem trabalhando, desde o ano passado, na construção de uma nova regulamentação que impactará em sua missão e vocação extensionista. Além de um histórico sobre a extensão no instituto, o documento também trará os objetivos, metas e estratégias para a realização da extensão para os próximos cinco anos, bem como mecanismos que serão usados para a avaliação das práticas extensionistas e do desenvolvimento do próprio plano.

A professora e coordenadora da Coordenação de Extensão e Educação Continuada do Ileel, Fernanda Costa Ribas, ressalta a importância da manutenção do PEX: “Conforme ressalta a política de extensão da UFU, de forma integrada ao ensino e à pesquisa, a extensão universitária é um processo interdisciplinar 'que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade'. Qualquer atividade de extensão só existe numa relação dialógica entre a universidade e a sociedade. É nessa relação que pode ocorrer a produção e a troca de conhecimentos, as quais podem proporcionar mudanças na universidade e na sociedade. [...] A ideia não é somente levar conhecimentos para a sociedade, mas aprender com membros da comunidade externa, ouvindo suas ideias para a construção das atividades que terão como público-alvo a comunidade externa.”

O novo PEX fornecerá diretrizes para a proposição de novas ações de extensão e também para organizar e repensar as ações que já estão sendo desenvolvidas pelo Ileel. Alguns exemplos de Programas de Extensão que são consolidados no instituto são: Central de Línguas (Celin), que oferece cursos de línguas às comunidades interna e externa; o Vendredi Culturel, clube de conversação em francês; Café Littéraire, clube de leituras em francês; além do 'Letras que movem - letras cidadã', uma ação organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Letras e serviços oferecidos pela Empresa Júnior Babel Traduções, voltados para as áreas de tradução e revisão de textos nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Após a reunião aberta para discussão do novo PEX do Ileel, o documento passará por ajustes e será encaminhado para apreciação do Conselho do Instituto de Letras e Linguística (Consileel) e, posteriormente, ao Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex). Após a aprovação, uma resolução será publicada e indicará os programas e projetos que poderão ser reeditados e oferecidos nos próximos cinco anos, além dos programas, projetos, cursos e eventos que poderão ser criados.