Conselho aprova novas regras para a pós-graduação

Conpep atualiza normas gerais para criação, organização, funcionamento, implementação, extinção e alterações relativas aos programas

Publicado em 08/06/2022 às 17:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Conselheiros também aprovaram a minuta de resolução do regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. (Foto: Milton Santos)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (08/06), uma minuta de resolução sobre a atualização das normas gerais para criação, organização, funcionamento, implementação, extinção e alterações relativas aos programas de pós-graduação Stricto sensu.

O relato do processo do novo texto foi realizado por Paulo Eugênio A. M. de Oliveira, docente do Instituto de Biologia (Inbio). Quando a nova resolução for assinada pelo reitor e publicada para entrar em vigor, ela revogará as regras que foram estabelecidas em novembro de 2008 (Resolução 12/2008, do Conpep).

Conforme afirma Valder Steffen Junior, reitor da UFU, a atualização das normas se deve a mudanças, como a possibilidade atual do regime de cotutela (modalidade na qual o doutoramento é realizado em instituições de dois países diferentes, com emissão do título em ambas).

“O importante é que a gente dá uma segurança maior aos colegiados de programas de pós-graduação e às coordenações, por estar agora com uma regulamentação atualizada. E também levando em consideração o avanço do número de programas e cursos de pós-graduação na UFU”, acrescenta Steffen Junior.

Os conselheiros do Conpep também aprovaram a minuta de resolução do regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (Mestrado Acadêmico). A relatora foi Marlúcia Maria Alves, docente do Instituto de Letras e Linguística (Ileel).

Palavras-chave: Conselho Conpep pesquisa Pós-graduação Reunião