E-book sobre boas práticas em divulgação científica tem capítulo sobre a UFU

Acesse gratuitamente a obra lançada pela Rede Mineira de Comunicação Científica

Publicado em 21/06/2022 às 16:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

*Com informações da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC)

Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica. Estes são alguns dos temas pesquisados para a escrita dos nove artigos que compõem o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”, que já está disponível para download gratuito no site da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), instituição responsável pela edição da obra.

Um dos capítulos aborda os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O artigo, intitulado “Divulgação científica em canais institucionais e em rede: a experiência da UFU”, foi escrito pela jornalista Diélen Borges e pelas estagiárias Julia Alvarenga, Laura Justino e Viviane Aiko.

A Rede encontra-se em uma fase muito madura de atuação, com instituições fortes e que representam a ciência, inovação e tecnologia produzidas em Minas Gerais. “Precisávamos registrar o papel da RMCC no contexto de desenvolvimento e produção dos conteúdos de comunicação científica nestas instituições”, relata Vanessa Fagundes, mentora do projeto e assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), entidade berço da RMCC.

Feito a diversas mãos, refletindo o modelo e conceito do trabalho em rede, o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica” pretende, além de incentivar a divulgação científica entre pesquisadores, também promover uma reflexão sobre o fazer e papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema. “Nossa expectativa é de que este livro cumpra dois objetivos: o primeiro é sua função precípua de divulgação de boas práticas de comunicação científica que relatam experiências de sucesso e, desse modo, sirva de referência para instituições e divulgadores da ciência de como fazê-la; o segundo é que possa sensibilizar as agências de fomento, assim como os governos, sobre a real importância da ciência na vida das pessoas e sobre como ela deve ser a base para o desenvolvimento robusto de uma verdadeira nação”, diz o professor Mario Neto Borges, no Prefácio da obra.

Sobre a RMCC

A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de ciência e tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência, que já teve dez edições, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. “No contexto da pandemia, o curso foi oferecido remotamente, abrindo oportunidade para participantes de todo o país. Lembrando que o curso é totalmente gratuito e oferece certificado”, explica a coordenação da Rede, atualmente composta pelos representantes Daniel Ovigli, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Marcus Vinícius dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; Marina Andrade, do Pint of Science MG; e Nayane Breder, da Fundação Ezequiel Dias.

Palavras-chave: Divulgação Científica Rede Mineira de Comunicação Científica