Saúde

Primeira etapa da obra que vai abrigar o Novo Pronto-Socorro do HC-UFU deve ser entregue em outubro

Obra contou com recursos provenientes do Ministério da Educação, de emendas parlamentares, do Governo de Minas Gerais e da Ebserh

Publicado em 27/06/2022 às 16:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Entrevista coletiva foi realizada no Bloco 8DJU, local da obra. (Foto: Milton Santos)

Nesta segunda-feira (27/06), o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, e o superintendente do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh, Luciano Martins da Silva, receberam a imprensa para uma coletiva e visita à obra do Novo Pronto-Socorro do HC-UFU (Bloco 8DJU). Na ocasião, estiveram presentes também o deputado federal Weliton Prado, o deputado estadual Elismar Prado, a diretora da Faculdade de Medicina, Catarina Machado, e diversas autoridades da região.

Durante a coletiva, o reitor da universidade, o superintendente do hospital e o engenheiro responsável pela obra, Eliezer Fernandes Valiante, apresentaram dados sobre o avanço da construção e disseram que a previsão é de que em outubro deste ano o primeiro pavimento do novo prédio seja liberado para ocupação pelo Pronto-Socorro do hospital.

Steffen Junior explicou que “os recursos [recebidos para o avanço da obra] não foram totalmente liberados, do ponto de vista financeiro, mas vêm sendo liberados parcialmente”. Como destacou o reitor, estes recursos garantirão mais agilidade na construção do novo prédio: “Temos recursos para dar a velocidade necessária a essa obra. Mas, evidentemente, esses recursos não são suficientes para a conclusão dela.”

Após a coletiva, foi realizada uma visita guiada pelos engenheiros às futuras instalações do Novo Pronto-Socorro. O superintendente do hospital apresentou as principais características e facilidades que a nova estrutura irá trazer para o atendimento de urgência e emergência. “Aqui teremos todas as estruturas de atendimento de urgência e emergência em um único espaço. Esse novo PS vai qualificar o atendimento, trazendo conforto e mais humanização para os atendimentos”, contou Silva.

Os demais espaços do novo prédio serão entregues por etapas. “Vamos fazer inaugurações à medida que os espaços forem terminando, até o final da obra. E vamos lutar para que não faltem recursos na última fase”, destacou o reitor. “Acreditamos que, se conseguirmos captar em torno de R$ 50 milhões, a obra será concluída até o final do próximo ano”, estimou Steffen Junior.

Etapas da construção e ocupação

A obra do bloco 8DJU, que abrigará o Novo Pronto-Socorro do HC-UFU, teve início em 2012 e foi paralisada por duas vezes, em 2014 e 2019. Em dezembro de 2020, a construção foi retomada por um consócio entre as empresas Engeform e Normatel.

Após finalizado, o prédio terá toda a estrutura para atendimento de urgência e emergência em um único prédio. Além do térreo, que será ocupado pelo PS, nos outros andares estão previstos espaços destinados a salas de exames de imagem e diagnóstico, centro cirúrgico, central de material e esterilização, leitos de UTI e o heliponto, que trará maior agilidade em resgates realizados por transporte aéreo.

Conheça a maquete eletrônica do prédio no canal do HC-UFU no YouTube.

Palavras-chave: Pronto-Socorro HC UFU EBSERH Hospital de Clínicas obras