03/06/2022 - 18:20 - Atualizado em 06/06/2022 - 12:23
UFU participa de maior congresso de internacionalização da educação superior
Evento realizado pela National Association of Foreign Students Advisors reforça ações de internacionalização de universidades
Marco Cavalcanti

A NAFSA é oportunidade para acordo entre instituições (foto: divulgação)

Entre 31 de maio e 3 de junho, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou da Conferência e Exposição Anual da National Association of Foreign Students Advisors (NAFSA 2022), em Denver, capital do Colorado, Estados Unidos.O NAFSA existe há 75 anos, tendo nascido como uma associação americana e hoje é o maior congresso de gestores de educação internacional do mundo. “Aqui são debatidos temas pertinentes à internacionalização, parceria, questões que envolvem produção acadêmica articulada, mobilidade, parceria de grupos de pesquisa etc.”, exemplifica Waldenor Barros Moraes Filho, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU.

Tanto Moares Filho quanto Carlos Henrique de Cavalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU — que viajaram para participar da conferência—, destacam a importância do evento para o encontro com gestores e educadores de educação internacional de diversas partes do mundo.

“Nós articulamos com novas parcerias na Turquia, França, Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos, só para citar alguns”, comenta o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais. Ele afirma que a participação em um evento desta natureza e dimensão racionaliza tempo e recursos, uma vez que é possível articular com parceiros do mundo inteiro em um único lugar.

Muitas das parcerias já existentes, explica Moraes Filho, dizem respeito apenas a ações de mobilidade livre de estudantes, apesar da ausência de programas governamentais. “E, no evento, buscamos aprofundar os acordos existentes por meio da articulação de grupos de pesquisa e de programas de pós-graduação”, conta ele.

Moraes Filho e Carvalho destacam importância do evento (foto: divulgação)

Carvalho, que tem em suas atribuições a coordenação geral do Programa Institucional de Internacionalização da UFU (Print) — financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e articulado com os programas de pós-graduação — afirma que a participação e a presença da UFU em um evento dessa magnitude é de suma relevância para a internacionalização da universidade.

“A nossa presença reafirma todos os convênios que já temos e sobretudo aqueles convênios que estamos em vias de efetivar”, diz o pró-reitor, salientando a presença, no evento, de cerca de 6 mil pessoas de centenas de universidades, entre elas 30 instituições brasileiras.

A articulação entre a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação em relação à internacionalização visa à assinatura de acordos que resultem em parcerias continuadas, com a produção de mais pesquisas, geração de artigos, programas e orientações em cotutela, patentes e outras modalidades de parcerias.