Pular para o conteúdo principal
Encontro

UFU participa de maior congresso de internacionalização da educação superior

Evento realizado pela National Association of Foreign Students Advisors reforça ações de internacionalização de universidades

Publicado em 03/06/2022 às 18:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A NAFSA é oportunidade para acordo entre instituições (foto: divulgação)

Entre 31 de maio e 3 de junho, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou da Conferência e Exposição Anual da National Association of Foreign Students Advisors (NAFSA 2022), em Denver, capital do Colorado, Estados Unidos.O NAFSA existe há 75 anos, tendo nascido como uma associação americana e hoje é o maior congresso de gestores de educação internacional do mundo. “Aqui são debatidos temas pertinentes à internacionalização, parceria, questões que envolvem produção acadêmica articulada, mobilidade, parceria de grupos de pesquisa etc.”, exemplifica Waldenor Barros Moraes Filho, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU.

Tanto Moares Filho quanto Carlos Henrique de Cavalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU — que viajaram para participar da conferência—, destacam a importância do evento para o encontro com gestores e educadores de educação internacional de diversas partes do mundo.

“Nós articulamos com novas parcerias na Turquia, França, Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos, só para citar alguns”, comenta o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais. Ele afirma que a participação em um evento desta natureza e dimensão racionaliza tempo e recursos, uma vez que é possível articular com parceiros do mundo inteiro em um único lugar.

Muitas das parcerias já existentes, explica Moraes Filho, dizem respeito apenas a ações de mobilidade livre de estudantes, apesar da ausência de programas governamentais. “E, no evento, buscamos aprofundar os acordos existentes por meio da articulação de grupos de pesquisa e de programas de pós-graduação”, conta ele.

Moraes Filho e Carvalho destacam importância do evento (foto: divulgação)

Carvalho, que tem em suas atribuições a coordenação geral do Programa Institucional de Internacionalização da UFU (Print) — financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e articulado com os programas de pós-graduação — afirma que a participação e a presença da UFU em um evento dessa magnitude é de suma relevância para a internacionalização da universidade.

“A nossa presença reafirma todos os convênios que já temos e sobretudo aqueles convênios que estamos em vias de efetivar”, diz o pró-reitor, salientando a presença, no evento, de cerca de 6 mil pessoas de centenas de universidades, entre elas 30 instituições brasileiras.

A articulação entre a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação em relação à internacionalização visa à assinatura de acordos que resultem em parcerias continuadas, com a produção de mais pesquisas, geração de artigos, programas e orientações em cotutela, patentes e outras modalidades de parcerias.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: encontro congresso educação internacionalização educação superior pesquisa

A11y