Pular para o conteúdo principal
Gestão

Conpep aprova criação de prêmios e novos cursos de pós-graduação na UFU

Regulamentação da concessão de bolsas também esteve em pauta na sétima reunião do ano

Publicado em 13/07/2022 às 17:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

 

Campus Pontal, onde poderá ser implantado o Programa de Pós-Graduação em Educação Básica. (Foto: Milton Santos)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (13/07), na sala virtual dos Conselhos Superiores, via plataforma Webex. Os destaques foram a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação e de cinco prêmios de pesquisa, pós-graduação e inovação.

No início da reunião, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, reforçou o convite para os coordenadores dos programas participarem do “Café com a Propp”, no dia 8 de agosto, às 14h, na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria, Campus Santa Mônica. Essa e outras edições do encontro vão atender à demanda apresentada pelos coordenadores durante o Seminário: Planejamento Estratégico e o Futuro da Pós-Graduação na UFU, ocorrido em junho.

Na sequência, o Conpep aprovou, por unanimidade, a minuta de resolução apresentada pelo relator Edson Vernek, que autoriza a criação do curso de Doutorado em Biologia Vegetal, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, do Instituto de Biologia. A criação do curso, para ser concretizada, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consun/UFU) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também foi aprovada a minuta de resolução que autoriza a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, com curso de Mestrado Profissional, no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. A relatora do processo foi a professora Bellisa de Freitas Barbosa. Foram 39 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. Agora, o processo de criação do programa também segue para apreciação do Consun e, se aprovado, será submetido à Capes.

Outra novidade aprovada pelo Conpep foi a criação de cinco premiações nas áreas de pesquisa e inovação: Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr; Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica Professor Milton Santos; Prêmio UFU de Dissertações e Teses, no âmbito dos Programas de Pós-graduação; Grande Prêmio UFU de Tese; e Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Luiz Ricardo Goulart Filho. 

O Grande Prêmio UFU de Tese será outorgado às teses indicadas pelos programas de pós-graduação nas seguintes áreas: Ciências da Vida - Prêmio Nise da Silveira; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - Prêmio Johanna Döbereiner; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, e Multidisciplinar - Prêmio Anísio Teixeira. A relatora do processo foi a professora Cristiane Carvalho de Paula Brito. A minuta de resolução teve 39 votos favoráveis, nenhum contrário e duas abstenções.

A minuta de resolução que regulamenta a concessão de bolsas de pós-graduação, mestrado e doutorado, nas cotas de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), apresentada pelo relator Marcus Vinicius Sampaio, também foi aprovada, com 34 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. A resolução, que entrará em vigor na data de publicação no boletim de serviço eletrônico, revoga as disposições da Resolução 02/2016, do Conpep

As principais alterações estão nos artigos 2º, 3º e 4º. Conforme o novo artigo 2º, na alocação da cota de bolsas de estudo e/ou auxílios escolares pela Propp, são definidos como temas estratégicos aqueles que se vinculam às diretrizes estratégicas definidas para a pesquisa e a pós-graduação no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide/UFU) e aqueles que se vinculam aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O artigo 3º passa a trazer as informações de que, conforme definições de prioridades da agência de fomento, será assegurada uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutorado, onde houver, para cada programa de pós-graduação em funcionamento nos municípios fora sede de Uberlândia e com índice de desenvolvimento humano menor do que o do município sede. E ainda, de acordo com o novo artigo 4º, as demais cotas de bolsas de estudo e/ou auxílios escolares serão distribuídas pela Propp seguindo os demais critérios estabelecidos na resolução.

Por fim, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a inclusão do professor aposentado Valdir Machado Valadão Júnior no Programa Especial para Participação de Servidores Aposentados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFU. O relator do processo foi o professor Cleomar Gomes da Silva.

As resoluções ficam disponíveis na página de atas e resoluções dos conselhos superiores da UFU. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Conpep pesquisa Pós-graduação

A11y