Junho tem alta de 0,55% no Índice de Preços do Consumidor em Uberlândia

Dentre os nove grupos pesquisados, sete tiveram aumento inflacionário; a alta acumulada nos últimos 12 meses já é de 10,79%

Publicado em 14/07/2022 às 18:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Preço do leite ficou 24,44% mais caro na Cesta Básica de Alimentos. (Foto: Freepik)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou, na tarde desta quinta-feira (14/07), os boletins do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) referentes ao mês de junho de 2022 na cidade de Uberlândia.

Em relação ao IPC, a variação registrada no mês passado foi de 0,55% de aumento comparado ao mês anterior, o que representa 0,16 pontos percentuais a mais que maio (0,36%). A variação acumulada ao longo do ano, entre janeiro e junho, é de 5,70%, e os últimos 12 meses já somam 10,79% de alta no IPC.

Variação dos últimos 12 meses no IPC. (Imagem: Boletim Cepes)

Entre os nove grupos analisados, sete registraram alta, com destaque para os grupos de “Alimentação e Bebidas” e “Habitação”.

Entre alimentos e bebidas, houve aumento de 0,64% e um impacto de 0,18 pontos percentuais no índice. O maior destaque neste grupo foi para o item “Leite e derivados”, que teve variação de preços de 11,65%. De acordo com Carlos Henrique Fontes, economista do Cepes, esse é um aumento esperado para a época do ano. “O leite, que é o vilão hoje em dia, é um produto que tem variação sazonal. Nós estamos na época do inverno, da seca, e isso afeta as pastagens, então a produção de leite cai. Todo ano, nessa época, o preço do leite aumenta. Só que esse ano nós tivemos outros aumentos, então, o preço do leite subiu mais que nos anos anteriores”, explica.

A tabela mostra os grupos analisados pelo Cepes para calcular o IPC e suas respectivas variações. (Imagem: Boletim Cepes)

Em relação ao grupo “Habitação”, há destaque para o item “Energia elétrica residencial”, que teve um aumento de 1,41%. O preço da conta de energia estava vindo mais barato desde maio, após o anúncio, no dia 16 de abril, do fim da cobrança da taxa de Escassez Hídrica. No entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou reajuste anual em Minas Gerais no final do mês de junho, em pelo menos 5,22%, o que teve impacto em Uberlândia.

Já os itens “Tubérculos, raízes e legumes” e “Combustíveis (veículos)” tiveram baixa. O primeiro registrou -17,73%, contemplando os subitens cenoura (-29,68%) e tomate (-23,13%). O segundo teve baixa na gasolina (-0,72%) e etanol (16,92%). Fontes explica essas baixas: “o álcool está em boa época para colheita de cana-de-açúcar, e no caso da gasolina houve redução tributária”, esclarece. No entanto, o valor das passagens de ônibus intermunicipal e interestadual aumentou.

Cesta Básica de Alimentos

No boletim da CBA, o gasto para adquirir a cesta básica em Uberlândia foi de R$ 632,56. São 13 alimentos considerados nesse cálculo, em que oito registraram queda de preços. A variação foi de -3,02% em relação ao mês de maio, e a variação acumulada do ano foi de 8,26%. Já nos últimos 12 meses, a CBA ficou 22,93% mais cara.

Alimentos que compõem a CBA e suas respectivas variações (Imagem: Boletim Cepes)

Entre os alimentos que compõem a CBA, as maiores variações foram a do tomate, que diminuiu 26,62% em relação ao mês de maio, e a do leite, que aumentou 24,44% no mesmo período.

No relatório da CBA, também foram divulgados os valores do Tempo Médio de Trabalho e do Salário Mínimo Necessário. O tempo médio calculado para um trabalhador que ganha o salário mínimo conseguir adquirir a CBA é de 114 horas e 9 minutos, de acordo com dados de junho. Já o salário mínimo necessário para manter uma família composta por quatro membros, dois adultos e duas crianças, em Uberlândia, considerando despesas como saúde, educação, transporte e alimentação, foi de R$ 5.314,16. Assim, o salário mínimo oficial, de R$ 1.212,00, representa apenas 22,81% desse valor necessário.

Em relação ao aumento da inflação, Fontes fala sobre a perspectiva para o futuro, “Não tem expectativa de que ela vá cair nos próximos meses”, afirma.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: inflação IPC CEPES Economia junho Cesta Básica Salário