11/07/2022 - 08:53 - Atualizado em 12/07/2022 - 14:42
UFU investiga como melhorar o tratamento de esgoto doméstico
Projeto propõe alternativas tecnológicas para desinfecção de efluentes
Laura Justino

O tratamento de esgoto consiste na remoção de poluentes. (Foto: Freepik)

Pesticidas, fármacos, itens de higiene pessoal e produtos cosméticos são exemplos dos contaminantes de preocupação emergente (CPE), presentes em estações de tratamento de esgoto, que podem desencadear efeitos danosos em humanos e animais.

O Laboratório de Química Ambiental (LaQAmb), do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU), está envolvido em um projeto que tem o objetivo de ajudar na desinfecção e degradação máxima de CPE do esgoto doméstico. Isso auxilia a preservação do meio ambiente e a saúde dos seres vivos.

Uma etapa complementar ao tratamento de esgoto, que envolve a ação da radiação e de diferentes agentes oxidantes, está sendo avaliada pelo LaQAmb, coordenado por Alam Gustavo Trovó, professor do Instituto de Química (IQ/UFU).

De acordo com o professor, a identificação dos riscos e dos impactos ambientais provocados pelos CPE possibilita escolher o oxidante mais adequado para a remediação ambiental, termo utilizado para designar um conjunto de técnicas que tem a finalidade de anular os efeitos nocivos de elementos tóxicos.

O LaQAmb pretende auxiliar os gestores públicos na atualização e aperfeiçoamento no tratamento de efluente de esgoto e oferecer alternativas tecnológicas para que o processo apresente baixa toxicidade. “Isso contribui para a conservação de compartimentos aquáticos e reuso da água em outras atividades, como irrigação agrícola”, explica Trovó.

Os resultados gerados a partir desse estudo serão compartilhados pelo LaQAmb por meio da elaboração de relatórios científicos, apresentação de trabalhos em congressos e artigos publicados em revistas da área.

Produtividade em Pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, em fevereiro de 2022, o resultado final referente às Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Trovó está entre os 63 pesquisadores aprovados da UFU, de diferentes áreas do conhecimento.

O objetivo das bolsas é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque, incentivando o aumento dessas produções.