Ação afirmativa

UFU oferece curso pré-vestibular gratuito em Patos de Minas

Com o programa Afin, estudantes das escolas públicas estão cada vez mais perto de ingressar no ensino superior

Publicado em 12/07/2022 às 13:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Alunos do Afin em Patos de Minas nas aulas presenciais de 2019. (Foto: acervo do programa)

Um sonho, um desejo, uma meta: o ensino superior gratuito. Para alunos das escolas públicas de ensino médio no Brasil, por vezes, é um caminho tortuoso, pois necessitam de um auxílio, um reforço no ensino. A saída pode ser um cursinho pré-vestibular. Mas quanto custaria? Os responsáveis por esses vestibulandos, que ainda não atingiram a maioridade, precisam fazer as contas. É necessário pensar não somente em mensalidade, mas também em gastos com deslocamento, alimentação e material didático.

Uma opção para aqueles que desejam ingressar em uma universidade, mas não possuem condições para frequentar um cursinho pré-vestibular pago é o programa Ações Afirmativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O programa busca selecionar estudantes do 3º ano do ensino médio ou estudantes da última etapa da educação de jovens e adultos (EJA), egressos do ensino médio das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular, bem como refugiados, quilombolas, indígenas, negros e pessoas com deficiência.

Mariaine Amaral Pereira tem 22 anos e está no 6° período do curso de graduação em Engenharia de Alimentos no Campus Patos de Minas da UFU. Ela cursou o Afin, em 2018, na unidade patense do programa e ingressou na universidade, em 2019, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mariaine Amaral Pereira foi aluna do Afin e atualmente é graduanda da UFU. Ela atua no apoio pedagógico do programa. (Foto: arquivo pessoal).

“No ensino médio, meu sonho era ingressar no ensino superior. Embora na época eu não tivesse um curso em mente ainda, eu sabia que queria continuar estudando. Porém, mesmo gostando muito da escola e professores onde eu estudava, eu sabia que apenas o que eu aprendia na escola não seria suficiente para que eu tirasse nota boa no Enem, por isso entrei no Afin, pois teria o complemento de conteúdo que eu necessitava. Além disso, sendo os professores próprios graduandos da universidade, sabia que não teria apenas o apoio didático, como também ajuda na escolha do curso e questões burocráticas”, relata Pereira. Atualmente, a graduanda voltou para o cursinho, mas desta vez para ajudar os próximos candidatos a uma vaga no ensino superior com apoio pedagógico.

De acordo com Sabrina Nunes, coordenadora geral do programa e da unidade em Patos de Minas, são ofertadas disciplinas com conteúdos nas áreas de matemática, física, química, biologia, literatura, redação, história, sociologia, geografia e inglês. Eles seguem o conteúdo programático do Enem. As aulas, em Patos de Minas, acontecem no Prédio Palácio dos Cristais. As aulas são ministradas por discentes da UFU selecionados por edital para atuarem como professores, os quais têm orientação de docentes da UFU. O programa Afin é gratuito, livre de taxas e mensalidades. São oferecidas 30 vagas para o período vespertino - com aulas das 13h30 às 17h45 - e 70 vagas para o período noturno - das 18h às 22h15.

Inscrições abertas

Até o dia 13/7, o programa está com inscrições abertas para as duas turmas da manhã e noite. Para efetuar a inscrição, basta preencher o formulário on-line. A classificação dos inscritos será feita mediante as condições de vulnerabilidade socioeconômica. Os critérios considerados serão: renda familiar per capita; integrar o CadÚnico; participação em programas de auxílio de renda; ser beneficiário de programas de moradia popular; e etnia, entre outros. Os candidatos não classificados ficarão em lista de espera.

>>> Clique aqui para acessar o edital.

Palavras-chave: inscrições afin patos de minas 2022