Pesquisas da UFU discutem contabilidade nos dias de hoje

Trabalhos foram premiados em conferência internacional e congresso de Iniciação Científica da USP

Publicado em 29/08/2022 às 16:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Contratos de seguro e a participação de mulheres em pesquisas sobre contabilidade são alguns temas dos trabalhos premiados em eventos da USP. (Foto: Freepik)

Cinco pesquisas produzidas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram premiadas em dois eventos, organizados pela Universidade de São Paulo (USP), que aconteceram de forma simultânea, entre 27 e 29 de julho: o 22º USP International Conference in Accounting (Conferência Internacional de Contabilidade da USP) e o 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.

O objetivo dos encontros, que recebem palestrantes nacionais e internacionais, é promover o intercâmbio de estudos e experiências, bem como a divulgação de ideias sobre a teoria e a prática da contabilidade, controladoria e atuária, aproximando profissionais e pesquisadores acadêmicos da área.

IFRS 17 e contratos de seguro

Camilla Soueneta Nascimento Nganga, professora da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic/UFU), e Isabela Garcia Coelho Catani, aluna da mesma faculdade, revisaram 38 documentos sobre a IFRS 17, uma norma internacional de relatórios financeiros utilizada em contratos de seguro, que aumenta a transparência e o desempenho das seguradoras.

A partir da análise dos documentos publicados por quatro grandes empresas de auditoria do mundo, as pesquisadoras afirmam que essas corporações produzem materiais relevantes no campo de contabilidade e o trabalho contribui com a implementação da norma IFRS 17 no Brasil.

Agronegócio e covid-19

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), em 2020, o país foi o terceiro maior produtor mundial de alimentos e fibras e ocupou o segundo lugar de exportação de produtos rurais. Nesse mesmo ano, a pandemia causada pelo novo coronavírus se agravou no Brasil, afetando a economia, a oferta de matéria-prima e os hábitos da população.

A pesquisa elaborada por Tamira Barbosa, aluna do curso de graduação em Ciências Contábeis; Giancarlo Soares, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/Facic/UFU); e Sérgio Lemos Duarte, professor da Facic/UFU, investigaram quais são os impactos gerados pela covid-19 na gestão do agronegócio.

Participação social

O trabalho produzido por Ricardo Rocha de Azevedo, professor da Facic/UFU; Brian Wampler, professor da Boise State University (Idaho, Estados Unidos); e Ricardo Cardoso e Armando da Cunha, professores da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), faz relações entre a participação social e o conceito “jaula de aço”, do sociólogo Max Weber.

O artigo interpreta as entrevistas feitas com servidores públicos e cidadãos de cinco municípios brasileiros que adotaram recentemente iniciativas de orçamento participativo, um mecanismo pelo qual a população discute e decide sobre o orçamento participativo e as políticas públicas.

Os pesquisadores analisaram as características, a transparência do processo e a possibilidade dos cidadãos acompanharem os resultados do orçamento participativo.

Sustentabilidade e valor de mercado

Environmental, social and governance (ESG) é uma sigla que simboliza a preocupação de empresas com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

A pesquisa feita por Mayra Martins, mestranda do Programa de Pós-Graduação em em Ciências Contábeis (PPGCC/Facic/UFU), e Moisés Cunha, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o objetivo de investigar a relação da divulgação da prática de fatores de sustentabilidade ESG por empresas brasileiras de capital aberto (formadas por ações negociadas em bolsas de valores) com os seus valores de mercado (quanto o produto ou a empresa valem).

Renata Mendes de Oliveira, professora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces/UFU), e Ilse Maria Beuren, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisaram os reflexos dos conflitos cognitivos (quando a pessoa percebe que seus planos não são suficientes para solucionar o seu problema) da confiança e da cooperação no compartilhamento de informações e os seus na inovação gerencial em cooperativas agropecuárias. Os resultados podem contribuir para a prática da gestão em cooperativas agropecuárias.

Mulheres brasileiras e a pesquisa em contabilidade

De acordo com o trabalho produzido pela professora Nganga; Fernanda Silva e Priscilla Rezende, estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFU; e João Paulo Lima, doutorando em Controladoria e Contabilidade na USP, as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

O estudo busca analisar a participação das mulheres em pesquisas de 449 artigos de 13 periódicos brasileiros em 2021 e identificou baixa participação do sexo feminino no corpo editorial. Os pesquisadores envolvidos acreditam que o artigo auxilia no processo de conhecer e mapear as mulheres presentes na área.

Palavras-chave: Ciência contabilidade sustentabilidade COVID-19 agronegócio Mulher gênero USP