Tecnologia

Representante do Cintesp/UFU comporá equipe técnica de ministério para assessoria consultiva em inovação tecnológica

Ao todo, 32 pesquisadores de universidades brasileiras vão auxiliar técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Publicado em 08/08/2022 às 17:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O Cintesp.Br desenvolve dispositivos e equipamentos, por exemplo, para proporcionar maior rendimento a paratletas. (Foto: Cristiane de Paula/Cintesp.Br)

O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU) e coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br), Cleudmar Amaral Araújo, comporá equipe técnica do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para assessoria consultiva em inovação tecnológica.

A formação da equipe de apoio técnico foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 5 de agosto, sendo convidados 32 pesquisadores de universidades brasileiras. O objetivo dos trabalhos será de auxiliar os técnicos da Coordenação-Geral de Mecanismos de Apoio à Inovação da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (CGMI/SEMPI/MCTI) na elaboração dos chamados diagnósticos opinativos dos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica oferecidos pelo MCTI às empresas beneficiárias pela conhecida “Lei do Bem”. A lei foi sancionada em 2005 para acelerar as pesquisas e o desenvolvimento de inovação tecnológica por meio de incentivos fiscais às pessoas jurídicas.

A UFU foi considerada, este ano, como a terceira universidade pública de Minas Gerais e ranqueada em 27º lugar entre as universidades brasileiras no World University Rankings, da Quacquarelli Symonds, Instituição de Ensino Superior do Reino Unido.

Os trabalhos da equipe técnica de apoio serão realizados de forma presencial com previsão para concluir a consultoria ao MCTI até o dia 26 de agosto. “A Lei do Bem possibilita a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas no desenvolvimento de inovações tecnológicas. À frente do Cintesp.Br ao longo de mais de 10 anos, desenvolvemos inovações em tecnologia assistiva. Espero contribuir com a equipe de apoio técnico dentro da minha área de competência para que a pesquisa científica no Brasil possa se desenvolver ainda mais, com os seus grandes pesquisadores, usufruindo deste importante fomento que pode ser gerado pelas empresas”, destaca Araújo.

Palavras-chave: inovação tecnologia Cintesp MCTI equipe nomeação