Alunas de projeto de extensão da UFU obtêm conquistas nacionais

Maria Eduarda Gomes Kuhn e Isabela Cunha Silva ficaram em segundo lugar em duas das três categorias do III Torneio Feminino de Computação

Publicado em 04/10/2022 às 16:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Maria Eduarda Gomes Kuhn e Isabela Cunha Silva são alunas de um projeto de extensão da Faculdade de Computação (Facom/UFU). (Foto: João Henrique de Souza Pereira)

Aconteceu, no último dia 18 de setembro, a prova da terceira edição do Torneio Feminino de Computação (TFC 2022). O Movimento Meninas Olímpicas visa incentivar o protagonismo feminino em ambientes olímpicos e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As competidoras devem dispor de computador e acesso à internet para entrar no sistema e resolver quatro problemas de programação, contadas a partir do horário do primeiro acesso.

O torneio contou com a participação das alunas Maria Eduarda Gomes Kuhn e Isabela Cunha Silva, que representaram o "Treinamento de Programação de Computadores para Integrar a Universidade com Jovens Pré-Universitário", projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU). Maria Eduard é estudante do Ensino Fundamental no Colégio Nacional e foi premiada com medalha de prata na categoria "Programação Nível Júnior". Já Isabela Cunha, que cursa o 1º ano técnico no Campus Uberlândia Centro do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), recebeu a mesma medalha na categoria "Programação Nível 1".

Os professores Luiz Cláudio Theodoro e João Henrique de Souza Pereira coordenam o treinamento de programação da Facom e destacam "a grande dedicação das alunas premiadas aos estudos". Além disso, reforçam a relevância das ações que levam conhecimento de programação de computadores para os Ensinos Médio e Fundamental, assim como a importância da parceria entre o UberHub Code Club e a UFU para atingir este resultado.

Palavras-chave: extensão Computação torneio Premiação Facom UFU