Evento especial

Bibliotecas UFU comemoram Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 2022, de 17 a 27 de outubro

Publicado em 14/10/2022 às 12:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Contação de histórias, capacitação em pesquisa científica, Sarau, ensino de técnicas de manuseio e conservação de livros, exposição de pinturas modernistas e Cine-debate, entre tantas outras, são algumas das atividades que vão acontecer durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) de 2022, de 17 a 27 de outubro, nas Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Instituída em todo o território nacional pelo Decreto Nº 84.631 de 9 de abril de 1980, a SNLB 2022 é comemorada pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU), organizada pela Comissão de Cultura e Diversidade e pela Comissão de Competência em Informação do Sisbi/UFU, e traz como tema central a “Semana da Arte Moderna 1922-2022".

Dentre as inúmeras atividades culturais e acadêmico-científicas, fazem alusão, especificamente, à Semana de Arte Moderna a Exposição de pinturas modernistas, que acontece de 17/10 a 21/10, na Biblioteca Santa Mônica, e de 24/10 a 27/10, na Biblioteca Umuarama, em Uberlândia; bem como a Exposição das obras do Sisbi/UFU sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, que acontece de 17/10 a 21/10, na Biblioteca Santa Mônica.

Aberta a toda a comunidade, programação diversificada traz como tema central ‘Semana da Arte Moderna 1922-2022’ (Arte: Felipe Picioli - estagiário UFU)

Destacam-se, também, na programação presencial das comemorações, a 32ª Edição do Sarau “Sons Poéticos”, a contação de histórias na Biblioteca da Escola de Educação Básica (Eseba), a Feirinha de Arte e Cultura dia 19/10/2022, de 8h às 18h, na Biblioteca Umuarama, e a Reativação do projeto BookCrossing, uma iniciativa mundial definida como a prática de deixar um livro em local público para ser encontrado e lido por outra pessoa que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. O projeto será reativado em todas as Bibliotecas UFU nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

No formato remoto, acontece dia 21/10, das 14h às 15h30, a palestra: "Boas práticas editoriais aplicadas ao gerenciamento de publicações periódicas de acesso aberto" e, de 24 a 27/10, nos horários de 9h, 14h e 19h, acontece o 3º Programa de Competência em Informação, que contempla capacitações para auxiliar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, em todas as etapas de desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica e científica, desde a busca de fontes bibliográficas em bases de dados à submissão do documento no Repositório - link para incrições: 3PCI#BibliotecasUFU - Inscrição.

Para conhecer os locais e horários das atividades, acesse a programação na página do Sisbi/UFU, no seguinte endereço: https://bibliotecas.ufu.br/acontece/2022/10/programacao-geral-da-semana-nacional-do-livro-e-da-biblioteca-snlb.

Participe!

Comissão de Cultura e Diversidade: ccd@dirbi.ufu.br

Comissão de Competência em Informação: cci@dirbi.ufu.br

Participação no Sarau “Sons Poéticos”:

Para apresentar sua poesia na 32ª Edição do “Sons Poéticos”, não há necessidade de inscrição prévia. Ao chegar no local, o(a) interessado(a) deve manifestar, aos membros da organização, sua intenção de se apresentar (recitar poesia).

Para apresentação de performance, a solicitação deve ser encaminhada  aos cuidados de Valéria Resende, pelo e-mail valeriar@ufu.br.

Palavras-chave: Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022 SNLB Bibliotecas UFU Semana de Arte Moderna sisbi UFU