Ciência

CardioAção leva conhecimentos em saúde cardiovascular ao Instagram

Os alunos objetivam favorecer a prevenção e a promoção da saúde com o uso de materiais informativos atualizados

Publicado em 10/11/2022 às 15:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Com cerca de 122 milhões de usuários, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil. (Foto: Unsplash)

Desenvolvido por estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o trabalho de extensão “CardioAção” busca contribuir para educação e informação em saúde cardiovascular através do Instagram.

Impulsionados pelo destaque que as redes sociais ganharam durante a pandemia de covid-19, em que se mostraram ferramentas de divulgação de informações e de educação em saúde, o objetivo do projeto “CardioAção” é favorecer a prevenção e promoção da saúde com o uso de materiais informativos atualizados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares – que são a principal causa de óbitos no Brasil – provocam mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora e 1 morte a cada 1,5 minutos.

Com postagens semanais, as temáticas abordadas no perfil são discutidas entre os participantes do projeto e objetivam manter as mais atuais evidências científicas.

As ações promovidas também acontecerão de maneira presencial no setor de reabilitação cardiovascular do curso de Fisioterapia da UFU (Bloco 2B, sala 111 - Campus Umuarama), proporcionando o contato dos discentes com pacientes do setor de reabilitação cardiovascular ambulatorial e a comunidade.

Para as atividades não-remotas, poderão participar pessoas que têm doenças cardiovasculares, como: infarto, pós-operatório de cirurgia cardíaca, insuficiência cardíaca, que fizeram angioplastia ou que possuem fatores de risco para doenças do coração (diabetes, hipertensão, obesidade).  Todos deverão estar com acompanhamento médico cardiológico em dia e exames atualizados.

“Esperamos manter uma rede de divulgação científica de qualidade para a população. Ademais, o contato com os pacientes poderá contribuir para a vivência prática da profissão, importante para o desenvolvimento do raciocínio clínico por parte dos discentes”, explica a professora do curso de Fisioterapia da UFU Erica Campos.

Imagem de Divulgação

Para aqueles que desejarem participar do “CardioAção”, o projeto é abrangente para as áreas da saúde e poderão participar não só alunos do curso de Fisioterapia, mas também da Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física.

Palavras-chave: fisioterapia saúde cardiovascular Medicina Instagram Divulgação Científica