Edufu e docente da UFU são finalistas do 8º Prêmio Abeu

Livro publicado pela editora concorre na categoria Tradução e ‘Entre o Belo e o Útil’ na Linguística, Letras e Artes

Publicado em 04/11/2022 às 15:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O prêmio visa reconhecer as melhores edições universitárias de cada ano

A tradução do livro “Ensaios sobre língua e linguagem”, do linguista alemão Wilhelm von Humboldt, é finalista do 8º Prêmio da Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (Abeu).

O material foi desenvolvido pelos professores da Universidade de Brasília (UnB) Hans Theo Harden e Orlene Lúcia de S. Carvalho e publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu).

O livro foi publicado em 2021 e faz parte da série “Tradução de Estudos da Linguagem”, coordenada pela professora Fernanda Mussalim, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU).

É a segunda vez que um livro da Edufu é finalista do prêmio Abeu. Em 2017, a produção “A Instrução Pública nas Vozes dos Portadores de Futuros”, de Carlos Monarcha, venceu a categoria Ciências Humanas.

Neste ano, a Edufu concorre na categoria Tradução com o “Ensaios sobre língua e linguagem”, em que disputam obras de qualquer área de conhecimento.

A UFU também será representada com o livro “Entre o Belo e o Útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil”, de Renato Palumbo Dória, docente do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes (Iarte). A obra foi publicada em 2021 pela Editora da Unicamp.

O prêmio foi instituído em 2015 e visa reconhecer as melhores edições universitárias de cada ano. As categorias abrangem tanto o conhecimento científico e acadêmico quanto o projeto gráfico.

A premiação acontece em 18 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500, São Paulo. Conheça os finalistas clicando aqui.

Palavras-chave: livro Prêmio Abeu desenho Tradução Divulgação Científica Editora edufu